DestaqueSociedade

Há 20 anos praça da República mudou

Foi em 2000 que as cerimónias oficiais do dia de Tomar (1 de março) regressaram ao coração da cidade, depois das obras de requalificação da praça da República.

Para quem não se lembra, antes o trânsito circulava à volta da praça e podia-se estacionar nas laterais dessa via.

Também com as obras de 1999/2000 foi modificada a base da estátua de D. Gualdim Pais, fundador da cidade. Antes havia uma grade de ferro a rodear o pedestal que foi substituída por uma base quadrada em pedra.

praca da republica 27 6101568600490571117 n
Antes
Praça da República Tomar
Depois

 

No tempo em que havia árvores na Praça da República

 

1 comentário

  1. Obra de fachada descaracterizadora do local e onde foram desperdiçadas muitas dezenas ou até centenas de milhares de euros, que tanta falta fizeram para outras pequenas obras úteis e prioritárias para a cidade e o concelho. Dou mais uma vez o exemplo da falta de uma rede de sanitários públicos decentes numa terra de turismo. Mas o engenheiro cientista e teimoso proclamava : vão aos cafés !
    A sua falta de alma tomarense transformou ( ao nível do desenho e pavimentação)uma linda praça numa praça igual a muitas outras, como por exemplo o terreiro e jardim fronteiro do Mosteiro de Alcobaça, que, tal como aqui, ficou sem qualquer árvore e sombra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.