A decisão de encerramento da Escola Básica Infante D. Henrique “não foi discutida no seio do executivo camarário e da assembleia municipal, órgãos responsáveis pela gestão do município” e foi tomada “à revelia das direções escolares, dos funcionários, das associações de pais e dos alunos”, denuncia o PSD de Tomar em comunicado.
Os social-democratas repudiam “mais uma vez, a forma autoritária de governação municipal socialista, desprezando autarcas eleitos e a comunidade num assunto da maior importância para o futuro de Tomar”.
No início desta semana foi divulgada a intenção de fecho da Escola Infante D. Henrique, com a consequente transferência dos alunos para a Escola Gualdim Pais e os alunos desta para a Escola Santa Iria.
Em comunicado, o PSD fala num “processo de decisão onde apenas o diretor do agrupamento, Paulo Macedo, foi envolvido e cuja fundamentação é totalmente desconhecida, o que toma proporções particularmente graves numa área tão sensível e importante como a educação”.
Para os social-democratas, “uma decisão desta natureza, com consequências imprevisíveis e perturbadoras da vida de muitas famílias, deveria ser debatida de forma aberta e transparente. Estão em causa alterações significativas às rotinas familiares, aos ambientes escolares e formativos de centenas de crianças e de jovens, havendo fundadas dúvidas quanto às condições das atuais instalações da Escola Gualdim Pais para acolher alunos do 1º ciclo”.
O PSD acusa a Câmara de autoritarismo porque não está no poder, senão dizia que era uma medida correta e já anunciada, até parece..
Foi criada uma petição online contra o encerramento da Escola eb1 infante d. Henrique para lutar contra a falta de honestidade e transparência da nossa autarquia que nem oportunidade nos deu de lutar, assine e partilhe nas redes sociais ajude nos a mostrar que quem escolhe o futuro dos nossos filhos somos nós. https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT92863