
Quem anda de carro em Tomar já deve ter reparado numas peças que estão a ser colocadas no pavimento dos lugares de estacionamento. São “sensores para suporte à implementação de uma solução de gestão e controlo de ocupação de parques de estacionamento”.
A câmara nada divulgou sobre esta inovação. Apenas Anabela Freitas, na sua página pessoal no Facebook, anunciou o “início (no dia 21) dos trabalhos de instalação do sistema de gestão de estacionamento inteligente.” Acrescenta que se trata “de um projeto financiado no âmbito das smart cities e que visa reduzir a emissão de CO2 na cidade”.
Para este sistema de “estacionamento inteligente”, a câmara vai investir 239.793 euros através de dois contratos, um com a empresa Wavecom, Soluções Rádio, SA (151.971,14 euros) e outro com a SOFTINSA (87.822 euros).
À empresa Wavecom compete o “fornecimento e instalação de uma rede de sensores, para suporte à implementação de uma solução inteligente de gestão e controlo de ocupação de parques de estacionamento1, de modo a poder efetuar a gestão da lotação dos mesmos de forma centralizada, com objetivo de maximizar a utilização dos lugares de estacionamento disponíveis”.
A SOFTINSA responsabiliza-se pelo “desenvolvimento e implementação de uma solução inteligente de gestão e controlo de ocupação de parques de estacionamento, de modo a poder efetuar a gestão da lotação dos mesmos de forma centralizada, com objetivo de maximizar a utilização dos lugares de estacionamento disponíveis, disponibilizando as respetivas taxas de ocupação em plataforma Web, em aplicação para equipamentos móveis e em écrans/TVs de divulgação”.
O calendário da aplicação dos sensores nos parques de estacionamento é o seguinte:
a) Av. Marquês de Tomar – dias 21 e 22 de abril de 2021;
b) Alameda Um de Março – Lado Sul (sentido ascendente), dias 22 e 23 de abril de 2021;
c) Alameda Um de Março – Lado Norte (sentido descendente), dias 26 e 27 de abril de 2021;
d) Av. Cândido Madureira e Praceta Infante D. Henrique – Lado Sul (sentido descendente), dias 27 e 28 de abril de 2021;
e) Av. Cândido Madureira e Praceta Infante D. Henrique – Lado Norte (sentido ascendente), dias 28 e 29 de abril de 2021;
f) Várzea Grande e envolvente – Rua dos Arcos desde os Estaus até à Travessa dos Arcos, Travessa da Misericórdia, Rua Infantaria 15, Rua e Travessa da Saboaria até à Travessa dos Arcos, dia 29 de abril de 2021;
g) Várzea Grande e envolvente – Envolvente ao Palácio de Justiça, Av. General Tamagnini de Abreu e Rua de S. Sebastião, dia 30 de abril de 2021;
h) Várzea Grande e envolvente – Envolvente à Várzea e Rua conde Ferreira, dias 3 e 4 de maio de 2021;
i) Convento de Cristo e envolvente – Parque da N. Srª da Conceição, dias 5, 6 e 7 de maio de 2021;
j) Convento de Cristo e envolvente – Envolvente ao Convento, dias 10 e 11 de maio de 2021;
Contratos
Objeto do contrato | Adjudicante | Adjudicatário | Preço contratual | Publicação |
Empreitada de instalação de uma rede de sensores para suporte à implementação de uma solução de gestão e controlo de ocupação de parques de estacionamento | Município de Tomar | Wavecom, Soluções Rádio, SA | 143.369,07 €* | 22-02-2021 |
Aquisição de bens e serviços para desenvolvimento e implementação de uma solução de gestão e controlo de ocupação de parques de estacionamento | Município de Tomar | SOFTINSA – Engenharia de Software Avançado, Lda | 71.400,00 €* | 19-02-2021 |
*Aos valores acresce o IVA
Gostou de ler este artigo? Então, partilhe e apoie-nos nesta missão de informar!
Proponha uma correção, sugira uma pista:
Envie fotos e vídeos para ou por aqui
O mais caricato disto, será quando estiver o sistema completamente implantado, a denominada caça à multa por parte da PSP.
Porque ainda não foi há muito tempo, que saiu a nova legislação (com multas mais pesadas) por causa dos condutores andarem a conduzir e ao mesmo tempo servirem-se dos telemóveis.
Ou seja, multas com fartura.
Mas sempre podem apresentá-las à Camara para as pagar, penso Eu de que…
Pela notícia ficamos a saber exatamente o mesmo, isto é, nada.
O que é isto, em concreto?
O que tem a caça à multa a ver com esta notícia? As multas, para quem prevarica, existem com ou sem este sistema.
Então, isto é pior que a pide, querem saber tudo que uma pessoa faz tem que haver mais um 25 de Abril para os novos políticos, eu sei que tem que haver regas, mas já está tudo a cheirar mal digo eu , se calhar estou errado.
O co2 e as “novas energias” servem sempre para legitimar o assalto ao dinheiro dos contribuintes. Há um problema com os níveis de co2 em Tomar?
Lembram-se quando a desculpa para esbanjar dinheiro era as telecomunicações? E passado 20 anos vamos a tantas aldeias deste pais e mal temos rede. Enfim, continuem a votar nesta gente….
“Ela rouba mas faz”.