DestaqueEconomia

E se Tomar aplicasse a taxa turística?

- Publicidade -

São cada vez mais as autarquias que cobram a Taxa Municipal Turística cobrada por cada dormida nas unidades hoteleiras.

A nível nacional já são 30 os municípios que aplicam esta tributação que constitui uma fonte de receita.

Em Lisboa, por exemplo, onde esta taxa começou por ser aplicada desde 2016 com o valor de 1 euro por dormida aumentada depois para 2 euros, está previsto novo aumento para 4 euros a partir de setembro.

Outros municípios como Caminha, Setúbal e Funchal, na Madeira, vão implementar a tributação turística até ao final do ano.

E em Tomar? Até agora o tema é tabu e nenhum partido ousou avançar com essa proposta que poderia constituir uma receita para os cofres da autarquia.

- Publicidade -

Segundo as estatísticas do INE, em 2023 registaram-se 133.680 dormidas de turistas em Tomar. Fazendo as contas, se fosse cobrado um ou dois euros por dormida, mesmo descontando as crianças (a maior parte dos municípios só cobra a turistas a partir dos 13 anos), a autarquia poderia encaixar uma verba assinalável para os seus cofres. Supostamente essa receita deve ser reinvestida em melhorar o acolhimento de turistas.

O portal Sapo publicou um interessante artigo sobre este tema com uma informação detalhada sobre os diferentes critérios de aplicação da taxa nos municípios.

Taxa turística: pagamos mais e em mais concelhos

- Publicidade -

2 comentários

  1. Não concordo pois sempre que consigo gosto de conhecere o nosso país e nao acho correto um residente em Portugal, nascida e criada em tomar vou todos os meses a tomar e fico sempre em alojamentos e acho ridículo pagar taxa turística no próprio país uma pessoa tenta contribuir no próprio país e ainda querem mais 🤦🏼‍♀️

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo