Após um ano sem procissão, a festa do Círio de Nossa Senhora da Piedade, retomou esta tradição pelas ruas da cidade neste domingo, dia 8 de setembro, numa organização da Paróquia de Tomar.
Em 2023, a igreja decidiu não fazer a procissão “por causa da festa dos tabuleiros”, conforme justificou na altura o padre Rui Tereso.
Este ano, a festa prolongou-se por dois dias na zona envolvente da capela de Nª Srª da Piedade.
Na manhã deste domingo, a procissão saiu da Mata dos Sete Montes, percorreu algumas ruas da cidade até à praça da República e daqui seguiu até ao alto onde se situa a capela.
Gaiteiros, banda filarmónica de Paialvo, mulheres que transportavam oito fogaças à cabeça, cavaleiros, charrete, representantes da igreja, crianças vestidas de anjinho, escuteiros, autarcas, representantes de várias entidades e largas dezenas de populares compunham a procissão que provocou alguns constrangimentos no trânsito na rua de Leiria.
Este é um dos casos mais estranhos em Tomar. Todos os anos se realiza este círio a favor da ermida da Sra. da Piedade, com o objectivo de obter dinheiro para reparações naquele monumento. Eu poderia enunciar aqui alguns exemplos do que passa ao lado dessas melhorias, ano após ano. Para onde vai o dinheiro angariado?
Por outro lado, temos o caso da capela de Santa Iria que é propriedade da família Vale (alguns familiares estão lá sepultados), que estabeleceu um protocolo com a câmara municipal de Tomar. A câmara tomou posse da chave da capela, e ficou com a responsabilidade da manutenção da pequena igreja. Um olhar mais atento percebe logo à entrada o estado lastimoso em que se encontra a porta. O retábulo está num estado de autêntica ruína. A humidade está a tomar conta das paredes muito salitradas. Isto tudo se passa enquanto alguém continua alegremente (e impunemente) na sua “cruzada” de salvação da pobre ermida da Sra. da, Piedade.
Coisas…
Parabéns a todos os envolvidos pela magnífica atuação na organização e condução desse evento, que certamente fortalece os laços de fé e união na comunidade!