DestaqueSociedade

Chuva de reclamações contra a Tejo Ambiente

A Tejo Ambiente, empresa que veio substituir os SMAS e os sistemas de água, esgotos e lixo de seis concelhos, incluindo Tomar, está a ser alvo de muitas críticas e reclamações por parte dos consumidores.

Está instalada a confusão com faturas a duplicar, valores empolados, faturas que chegam depois do prazo de pagamento terminar, linhas de apoio ao cliente que não funcionam e outras reclamações de que dão conta os consumidores por exemplo nas redes sociais.

Aqui ficam alguns exemplos:

Tejo Ambiente!!! Data de pagamento 27/4, Data em que recebi no correio 29/4??? – Ana Cristina Albuquerque

No mês de Março foi-me debitado o valor, mas a fatura para pagar não apareceu. Depois de tanta insistência mandaram-me uma segunda via segundo o que me disseram por email. – Cristina Gil

A mim então enviaram-me dois valores para pagar… sendo que um já tinha sido pago.
Agora juntaram tudo numa só factura!! – Céu Céu

Esses gajos do Tejo andam loucos, deve ser do vírus. Eu paguei na segunda uma que era até dia 27 deste mês e hoje já recebi outra para pagar até dia 14 com valor superior ao de 1 mês… – Luis Ângelo

Eu recebi uma com um valor a 13 de Abril e outra com outro valor a 17 de Abril com prazo até 27/04/20. Não percebo nada disto porque sempre recebi uma e agora duas… Isso é que está uma organização! Cada vez está pior, em vez de melhorarem pioraram o serviço, enfim…- Paula Cristina Castanheira

Incompetência profissional! – Fernando Brás 

Recebi 1 carta com duas facturas para pagar… Também para dia 27 de Abril – Rui Nunes

A mim acontece a mesma coisa (ou quase) recebi a carta no próprio dia de pagamento – José Alberto C Sirga

Uma confusão total…. Volta SMAS Tomar, mesmo apesar de não teres sido um bom exemplo de gestão este Tejo Ambiente é um pesadelo para todos nós Tomarenses!! – Américo Costa

Vou reclamar. Já vou com 3 facturas para pagar no mês de abril e não tenho nenhuma piscina em casa. Existe alguém que é muito incompetente – Vitor Pereira

É verdade. A facturação é de tal forma complicada, que desde Janeiro ainda não acertaram uma. Vamos lá ver este mês. – Fernando Pereira

Olá. boa tarde. Será que alguém me pode ajudar? Irei mudar de casa em breve e preciso de mudar o contador da água. Já liguei para a Tejo Ambiente e ninguém atende. Será que tenho que ir a Ourém? Obrigado – Rosana Pimentel‎ 

Serei a única a ter recebido 2 facturas de água em menos de 15 dias? 🤨🤬🤬- (…) Eles (Tejo Ambiente) não atendem o telefone e quando atendem respondem com duas pedras na mão – Fátima Almeida

11 comentários

  1. Estas opiniões são de certeza só má língua, da parte de inimigos políticos encapotados. Gente que quer à viva força voltar ao tempo do Salazar. Só pode.
    Sendo a Tejo ambiente presidida também pela senhora presidente do município de Tomar, as coisas só podem correr bem.
    Exatamente como na autarquia. Quem disser o contrário mente. Só a senhora presidente é que diz sempre a verdade. E ela garantiu aqui há tempos que com a Tejo ambiente ia haver uma redução média de 15% nas faturas.
    Basta portanto esperar que essa promessa seja realidade, para desespero de todos os que só querem é prejudicar quem ganhou as eleições, todos sabemos como.
    Valha-nos quem puder, que sozinhos estamos condenados à má sorte permanente.

  2. Já para ñ falar do facto de terem mudado os nossos caixotes do lixo do sítio deles para o outro lado da rua…
    Já mandei email que foi respondido onde dizem que foi a pedido da Câmara porque os caixotes eram os únicos na Estrada do Barreiro q estavam muito próximos das habitações…
    Tretas…sempre lá estiveram…ao q sei foi um morador do prédio ao lado q trab na Câmara q fez o pedido e foi retirado como se tivesse o direito de fazer essa escolha por todos os moradores da rua inteira…é vergonhoso…

  3. É mais um exemplo da excelente gestão da senhora que preside à Tejo Ambiente e que também lidera a Câmara de Tomar. Nesta altura do campeonato, desde Janeiro a Tejo Ambiente está em funcionamento apenas no concelho de Tomar, substituindo os SMAS, falecidos de forma violenta. Os restantes 5 concelhos, um grande e quatro pequenos, ainda estão de fora deste desastre empresarial de facturação.
    Em Ourém, cujo município detém um pouco mais de 32% do capital da Tejo Ambiente, o serviço de distribuição de água foi concessionado à empresa multinacional Be Water – Águas de Ourém, até 2027. É por isso que a autarquia tomarense é sócia maioritária, com quase 36% do capital, o que explica porque é que a presidente de Tomar também preside a Tejo Ambiente.
    Ourém só aderiu com os esgotos, nomeadamente para anular as eventuais queixas da Câmara de Tomar quanto às descargas da ETAR de Seiça no Nabão. Ou seja, bem vistas as coisas, em termos práticos, Anabela Freitas trocou a defesa do Nabão por mais uma presidência. O que a leva a andar agora a difundir, através da rádio oficial, que a APA – Agência Portuguesa do Ambiente é que não toma providências sobre o rio. Política barata.
    Os outros 4 concelhos (Barquinha, Ferreira, Mação e Sardoal), todos pequenitos, dividem entre si os restantes 30% do capital social de 600 mil euros, e andam desde Janeiro deste ano a fugir com o rabo à seringa. Como foram praticamente forçados a aderir, na ausência de outras opções, tentam escapar ao inevitável. O aumento do preço da água, que Mação já admitiu ser da ordem dos 13%. Na mais recente assembleia geral da Tejo Ambiente conseguiram mais um adiamento até Junho, e provavelmente a situação vai prolongar-se até à próximas autárquicas, no próximo ano.
    Continua assim por responder a pergunta essencial: O que terá de facto levado Anabela Freitas a sacrificar os maus SMAS, (e os seus 100 empregos, grande parte dos quais foram para Ourém), trocando-os por uma empresa ainda pior?

    1. Parece-me que há outras perguntas por responder:
      1 – Uma presidente competente, rodeada de funcionários incompetentes?
      2 – Uma presidente pouco competente, rodeada de funcionários idem idem?
      3 – Uma presidente rasca, rodeada de funcionários competentes, mas que já estão pelos cabelos?
      Quem julgar que sabe, e não esteja só mal informado, que faça favor de responder, de preferência com exemplos.

  4. Eu cancelei a água com menos m2 que aparecia na fatura do mês anterior e agora recebi uma fatura com essa morada que já não tem contador com quase 40 euros para pagar e eu sai a 23 de Fevereiro. Que falta de profissionalismo

  5. Depois de tantas reclamações resolvi analisar as minha facturas. A primeira recebi em papel e logo de seguida pedi para as receber por email. Já recebi 3 facturas, uma referente a cada mês (Jan, Fev e Mar) e não vejo nada de anormal. Os valores parecem-me os normais que já tinha e não recebi nada em duplicado.

    1. Há sempre pessoas mais felizes que outras. Em Tomar são regra geral aqueles funcionários públicos sentados, que nunca ninguém soube para que servem. Muitos dos que agora estão em regime de teletrabalho, coisa impossível, uma vez que mesmo estando fiscamente presentes no emprego nunca trabalharam.
      Será o seu caso? É bem capaz.

  6. Então e o imbróglio RESITEJO? Porque será que ninguém aborda tal assunto? Por ser tão espinhoso?
    Trata-se igualmente de uma empresa pública intermunicipal da área do ambiente e resíduos sólidos. Um dos sócios e cliente é o Município de Tomar. E um dos seus dirigentes é o anterior presidente da câmara Carlos Carrão.
    Sucede que A RESITEJO DECLAROU FALÊNCIA há pelo menos dois anos. Desde então tem sido um quebra cabeças do diabo. Já obrigou à constituição da Tejo Ambiente, para a substituir parcialmente. E mesmo assim continua sem se saber quem vai herdar o património E AS DÍVIDAS que são enormes ao que consta.
    Preparem-se consumidores tomarenses! Vistam os impermeáveis, calcem as botas e abram os chapéus de chuva. Vem aí tempestade da grossa, tudo indica que logo a seguir às autárquicas de 2021. Se conseguirem conter o escândalo até lá.
    Quanto à carteira, nada a fazer. IRS, IRC, IVA, taxas municipais de esgotos e resíduos sólidos são cobrados na fonte, ou de pagamento obrigatório.
    É aguentar e cara alegre. Mas convém pensar nisso na altura de colocar a cruzinha no boletim de voto. Regra geral, o socialismo lava mais branco, mas também custa muito mais caro.

  7. Tejo ambiente, ou tacho ambiente..
    Claro que depois para dar tacho a tanto inútil é necessário ir buscar o dinheiro a algum lado.
    Sra Presidente e aias no seu melhor.

    1. Já tive muita confiança no vosso Presidente. Pelos vistos, agora mudou de atitude pois está muito satisfeito na fotografia de família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.