
No início do mês demos conta de um problema com os contactos telefónicos com o centro de saúde de Tomar, na Nabância, onde funciona também a Unidade de Saúde Familiar de Santa Maria.
Agora, a propósito das medidas de prevenção, os responsáveis da Unidade de Saúde admitem que o problema na central telefónica está “identificado há vários anos”. Estranha-se e é incompreensível que num serviço de saúde um problema destes esteja “identificado há vários anos” e ninguém procure resolvê-lo.
Em comunicado, a equipa da USF Santa Maria informa: “caso necessite de nos contactar, pode utilizar o telefone – Tomar: 249 329 720, Ferreira do Zêzere: 249 360 090. Contudo, dado o problema que temos com a central telefónica identificado há vários anos, agradecemos que privilegie o email institucional: ; ”
Dado o surto a nível mundial de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19), o centro de saúde tomou algumas medidas, “de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) e entidades superiores, para garantir o melhor para todos nós e respetivas famílias”.
Os responsáveis recomendam “que apenas se dirija ao centro de saúde em casos estritamente necessários e urgentes e que siga as medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde. Site oficial da DGS que pode consultar com informações oficiais: https://covid19.min-saude.pt/”
Por tanto: incompetência há vários anos.
As centrais telefónicas podem ser uma dor de cabeça enorme meter a funcionar correctamente! Mas pelo menos que ligassem a linha directamente a um telefone e mesmo que só atendesse uma pessoa naquele telefone pelo menos poderia dar informações… até arranjarem a central telefónica iria desenrascando.