
Neste fim de semana de 28 a 30 de abril, decorre no pavilhão Jácome Ratton, em Tomar, o Festival Nacional de Robótica, uma organização do Instituto Politécnico de Tomar em parceria com a Sociedade Portuguesa de Robótica.
O evento envolve mais de 300 participantes num total de 80 equipas, duas das quais oriundas do estrangeiro.
São equipas formadas por escolas secundárias, universidades, formandos ou investigadores de robótica, engenharia ou áreas semelhantes. O objetivo é divulgar promover os estudos e tecnologias na área da robótica.
O Festival divide-se em categorias, onde os robôs autónomos devem realizar tarefas sem qualquer intervenção humana; algumas categorias reproduzem tarefas do dia-a-dia, como a categoria “AtHome”, onde os robôs devem limpar uma casa e remover o lixo, por exemplo; há também categorias de condução autónoma de robôs, de futebol robótico ou que simulam o armazém de uma fábrica, onde os robôs devem organizar o “stock”, entre outros.
A sessão de abertura está marcada para as 15h00 desta sexta feira, dia 28.
A empresa Beltrão Coelho, dedicada à inovação tecnológica no contexto empresarial, estará representada no Festival e irá apresentar os equipamentos das escolas do futuro, nomeadamente, Dobot, Samlabs, KUBO, Weeemake, ClassVR, Promethean e Steelcase, que, em termos práticos, são braços robóticos, impressoras 3D, kits de robótica e programação, óculos de realidade virtual e aumentada, um painel interativo e mobiliário construído especificamente para que os jovens que utilizam estas novas tecnologias atinjam os melhores resultados.
Programa aqui
Mais informação aqui