in ,

Câmara contrata laboratórios Fernanda Galo para testes ao covid-19

covid testes COVID 19

Os laboratórios Fernanda Galo foram contratados por ajuste direto pela câmara de Tomar para realizar testes ao covid-19. Até agora foram efetuados testes aos idosos dos lares de idosos do concelho, aos bombeiros, aos militares da GNR, aos agentes da PSP e ao executivo camarário (apenas aos quatro eleitos do PS).

Segundo a publicação no portal Base, a “aquisição de Serviços de Análises Clínicas Pandemia SARS-Cov-2” custa cerca de 110 mil euros (89.700 + IVA).

A câmara não publica o contrato nem se sabe quantos testes nele estão previstos. Segundo o jornal Público, no grupo Germano de Sousa, um dos principais laboratórios de análises do país, cada teste custa cerca de 200 euros.

 

 

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Responder
  1. Esse ajuste direto mostra uma vez mais -se necessário fora- que estamos numa terra de papalvos pretensiosos, mal administrados por uma maioria oportunista, sem planos nem intenções de os mandar executar.
    Compraram então 110 mil euros de testes ao covid19. Assim como quem compra melões. Mas que tipo de testes? Dos mais caros, que mostram se o sangue do sujeito analisado tem ou não o corronavirus? Ou simplesmente os mais baratos, daqueles que apenas indicam haver no sangue do paciente anticorpos que só podem indiciar a eventual presença de virus daquela família?
    É importante que se saiba de uma vez por todas, sob pena de andarem a enganar as pessoas. No caso do teste mais caro, depois dele não há dúvidas: ou há ou não há presença do virus.
    Já o outro teste, o mais barato, apenas pode mostrar se há ou não anticorpos. Uma situação ambígua e perigosa, pois esses anticorpos podem ter sido induzidos por infeções ou vacinas anteriores ao covid19, como por exemplo a vacina da gripe, a BCG contra a tuberculose ou o tratamento antipalúdico com derivados do quinino (hidroxicloroquina, por exemplo).
    A bem da saúde pública, a senhora que faz de conta que nos governa tem a obrigação de esclarecer os tomarenses. Que tipo de testes comprou afinal?

  2. Não penso haver problema algum com esta contratação. Já e muito bom termos na nossa cidade um Laboratorio que faca este tipo de analises. Se repararem, noutras regioes do pais nao ha sequer nenhum meio disponivel para a populacao realizar o teste, pelo que tem de andar muitos km para o conseguirem sequer fazer!

  3. Eu já realizei o teste pela pela Câmara, nos laboratórios Fernanda Galo e foi através da zaragotoa no nariz. No boletim do meu resultado aparece como método feito, RT-PCR que é o método mais fiável

    • Sem querer invadir a sua privacidade, pode esclarecer o que consta realmente do seu boletim com o resultado? Sem virus covid19? Detetados anticorpos resistentes ao coronavirus?
      É de interesse público que se saiba sem ambiguidade o que foi realmente testado: a presença do coronavirus? ou apenas a de anticorpos, o que é muito mais simples e económico?
      110 mil euros de testes, são quantos exames no total? Os esfolados contribuintes têm o direito de saber.

  4. Tem três hospitais na região , com pessoal e laboratórios de análises, mas nada melhor que estás negociatas..

  5. Se foi para fazer os testes nos lares acho bem. Dinheiro bem gasto e com uma empresa de ca. Os Hospitais recorrem a um laboratório privado de Lisboa. Pena é a Câmara não se preocupar em informar sobre quantos testes, quanto custa cada um, e a quem foram realizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
ervas 567890

Moradora cansou-se de ver ervas no passeio e…

poste edp 971539394396160 n

Cai, não cai…