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O gabinete do arquiteto Lourenço Gomes, de Tomar, foi contratado pela câmara para executar o projeto de ligação da av. Maria de Lurdes Mello e Castro (avenida do hospital) com a Estrada Municipal 533 em Marmelais de Baixo.
O contrato foi assinado a 1 de agosto e o gabinete tem seis meses para apresentar o projeto que custa 92.176 euros.
Segundo o PDM, a futura estrada vai cruzar a rua Corredoura do Mestre (para onde está prevista uma rotunda) a sul de Palhavã e vai desembocar em Cardais entre a Agriloja e a Platex onde se prevê outra rotunda.
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Por fazer fica o projeto da continuação da estrada até ao outro lado do rio Nabão à entrada de Carvalhos de Figueiredo.
Este projeto lançado nesta altura terá talvez que ver com:
-campanha eleitoral (lançar um projeto que irá demorar pelo menos meio ano a fazer, acrescendo os prazos de análise e aprovação da câmara, concurso da obra.. a correr MUITO bem, pelo histórico em 2027 a obra poderia arrancar..
– loteamento da quinta do contador – esta via atravessa ao meio este loteamento… que tinha um ano (prorrogável 2 vezes) para executar as infraestruturas (ruas, esgotos, etc e SÓ DEPOIS de entregar essas obra à câmara poderá ter licenças de construção dos lotes.. pelo que edificar novos edificios ali, sem obras de infraestruturas e urbanização e sem esta estrada ficará difícil o investidor pôr lá os ditos 60M€ (mais fácil é pressionar a câmara a dar-lhe autorização para construção sem todas as infraestruturas feitas -os esgotos desta urbanização vão para onde?) – e depois vender os lotes a quem aparecer..)
Este tipo de imbróglios e “planeamento estratégico da gestão urbana” já se dá de barato. O curioso disto é que:
– esta obra poderá necessitar de Avaliação de Impacto Ambiental já que atravessa várias zonas sensíveis (coincide com a ribeira de Cardais em quase todo o percurso.; áreas de proteção arqueológica, área ecológica pelo PDM..)
seguramente já deve ter sido clarificado com as entidades oficiais a dispensa deste processo que demora uns 3 anos a executar..
– mas mesmo que não seja preciso avaliação impacto ambiental, porque razão é que NÃO respeitam o PDM que aprovaram??
O PDM refere que esta nova via é estrutura e fará parte da circular a Tomar e deverá ter 2 vias em cada sentido, mas no caderno de encargos contratado agora falam de uma via de 1×1 vias.. que visão de futuro é esta??
Há milhões para festas, e o futuro da cidade será o quê?
Esta via faria a ligação das avenidas do hospital e politécnico todas com 2×2 vias…… com a nova ponte e ligação a autoestrada..
É estudar e respeitar o PDM (ou então propor revisão), mas para isso já vão dizer que o PDM é uma herança do PSD, que foi mal feito etc