in ,

Câmara anuncia operação de desassoreamento do rio

rio nabão IMG 20190805 113728

Durante o mês de setembro, vai decorrer no rio Nabão uma operação de limpeza e desassoreamento no troço entre o açude dos Frades e a ponte do Flecheiro, anunciou a câmara de Tomar.

A área de intervenção é de 31.400 m2, numa extensão de aproximadamente 500 metros.

A câmara justifica a obra com o argumento de que “a última operação de limpeza e desassoreamento levada a efeito pelo Município ocorreu em 2006, tendo desde então surgido diversos bancos de areia e acumulação de detritos, que importa retirar e regularizar”.

Desta vez a câmara não escondeu informação e diz que fez um procedimento por consulta prévia, com convite a quatro entidades, tendo adjudicado esta empreitada à empresa Tomarmove, Unip. Lda. pelo valor de 39.900 euros mais IVA. O prazo de execução é de 30 dias, “de forma a que os trabalhos estejam concluídos até 30 de Setembro, ou seja, antes do período das chuvas e fora da época de reprodução da avifauna e ictiofauna locais”.

A empresa tem sede na Serra de Cima, Sabacheira.

Para a realização destes trabalhos, autorizados pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), serão mobilizadas duas máquinas giratórias de rasto e dois dumpers industriais, que irão efetuar a limpeza do leito e remoção das areias e detritos até uma cota de aproximadamente 1,50 m abaixo da cota de topo do açude do Flecheiro, depositando estes resíduos no largo do Mercado Municipal para posterior transporte e aproveitamento de areias em estaleiro municipal, conforme explica a câmara, num detalhada nota informativa.

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
ana brites 76 7802828302833603313 n

Uma mulher à frente do Núcleo de Árbitros

u. Tomar IMG 0966 Copy

União de Tomar vence jogo de apresentação