in ,

Barragem de Castelo do Bode inaugurada há 70 anos

barragem castelo do bode Helder Afonso 565980 1165253882 o
Foto de Helder Afonso

Completam-se nesta quinta feira, dia 21 de janeiro, os 70 anos da barragem de Castelo de Bode, uma das primeiras e das maiores obras hidroelétricas em Portugal construída entre os concelhos de Tomar e Abrantes. A obra foi inaugurada nesse dia de 1951 com grande pompa e circunstância na presença do Presidente da República, Marechal Carmona, e do Presidente do Conselho de Ministros, Oliveira Salazar, mas os trabalhos arrancaram em 1946.

A estrutura tem 115 metros de altura e criou uma albufeira de 60 quilómetros de comprimento que banha os concelhos de Tomar, Abrantes, Ferreira do Zêzere, Vila de Rei, Sertã, Figueiró dos Vinhos e Sardoal.70 anos depois a imponência da obra mantém-se e parece estar para durar. Ao aproveitamento hidroelétrico juntou-se nos anos 80 a captação de água pela EPAL naquela albufeira que atualmente abastece mais de 3 milhões de pessoas.

Um pouco de história

Apontamento histórico I

Apontamento histórico II

 

 

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Responder
  1. Obra que confirma a imagem de competência e de preocupação, a Bem da Nação, que nesse tempo os governantes tinham. E porque assim foi, os actuais, minhocas, têm enorme inveja e procuram caluniar o mais que podem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
imprensa jornais IMG 20191129 103321

Capas dos jornais locais e regionais

bispo traquina3

Parabéns