Autarcas dos 11 concelhos que fazem parte da região do Médio Tejo deslocam-se à Escócia de 11 a 15 de outubro numa chamada “Missão de Boas Práticas” sobre “Inovação e Energia”.
A viagem tem como principais destinos Edimburgo e Orkney. O programa combina momentos de visita e intercâmbio com instituições e centros de inovação de referência nas áreas da robótica, tecnologia, energia e investigação, bem como períodos de tempo livre para conhecer as regiões visitadas.
Estão previstas visitas ao principal centro mundial de teste e investigação dedicado à energia das ondas e das marés, a unidades de projetos e soluções inovadoras aplicados à robótica e inteligência artificial, e a projetos ligados à produção e utilização de energias renováveis.
Os autarcas vão também conhecer o sistema de inovação e empreendedorismo de Edimburgo, indústrias criativas e do desenvolvimento económico local. aplicações inovadoras do hidrogénio e iniciativas de valorização de recursos e produtos locais, numa perspetiva de sustentabilidade e economia circular.
Participam autarcas de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Programa:
11 de outubro
Tarde – Viagem a Edimburgo
12 de outubro
Manhã – Data Design Lab; Offshore Robotics for the Certification of Assets (ORCA)
Tarde – The National Robotarium; Edinburgh Innovation HUB
13 de outubro
Manhã – Tempo Iivre
Tarde – Viagem a Orkney
14 de outubro
Manhã – EMEC + Big Hitt; Orkney Reseach & Innovation Campus
Tarde – Creative Orkney; HySpirits Projects / The Orney Distillery
15 de outubro
Manhã – Tempo livre
Tarde – Viagem de regresso a Lisboa

