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A acessibilidade e os sinais de trânsito

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Apesar de apregoar a aposta na acessibilidade, a câmara de Tomar continua a colocar sinais de trânsito nos passeios, em locais que impedem a passagem de cadeiras de rodas ou de carrinhos de bebés.

Um exemplo: na esquina da rua dos Arcos com a rua Infantaria 15, junto à pastelaria Legenda Medieval (ver foto). Após as obras da Várzea Grande, o sinal de sentido proibido foi colocado exatamente no meio do passeio não permitindo a passagem de pessoas com mobilidade reduzida sem ser na faixa de rodagem.

Nada impedia que, neste caso, o sinal fosse colocado junto ao pilar do prédio. Era igualmente visível, cumpria a sua função e não atrapalhava a passagem dos peões.

O Decreto Regulamentar n.º 22-A/98 de 1 de outubro (Regulamento de Sinalização do Trânsito) no seu artigo 13.º, referente à colocação dos sinais de trânsito, na alínea 4 refere que “dentro das localidades, a distância entre a extremidade do sinal mais próxima da faixa de rodagem e a vertical do limite desta não deve ser inferior a 50 cm, salvo casos excecionais de absoluta impossibilidade”. Ou seja, o sinal não pode ser colocado a menos de meio metro da estrada, mas nada impede que possa ser colocado a maior distância, de modo a facilitar a vida a todo o tipo de peões.

Quem projeta as obras e quem as fiscaliza devia estar a atento a estas situações.

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7 comentários

  1. Bom dia

    O sinal para ser colocado junto ao pilar do prédio, teria de ser mais recuado, pois à frente do pilar está uma caixa que está visível pela tampa de ferro no passeio e normalmente estas caixas são cónicas e assim para de conseguir fazer um buraco para chumbar o sinal ao chão, o mesmo teria de ser mais recuado, deixando de ser visível de imediato, pois o automobilista só o iria ver quando tivesse a virar para a rua, não digo que não houvesse outra solução, mas junto ao pilar não é viável

        1. Salvo erro, sinais de trânsito, outra sinalização de interesse público e cabos elétricos ou de telecomunicações, não carecem de autorização do dos proprietários para implantação nas fachadas. Mas o amigo RP gosta de tentar complicar… para ilibar a sua querida maioria. Feitios…

  2. Podem perfeitamente colocar o poste junto ao pilar, e depois colocar uma extensão que permita que o mesmo seja visível das outras ruas.

    Depois deixo aqui o meu NIB para me transferirem o dinheiro de agradecimento por esta ideia brilhante. ah ah

  3. Já agora falando de sinais de trânsito !
    Na zona histórica é habitual os sinais encontrarem-se torcidos pela passagem de veiculos de mercadorias com caixa alta neles embaterem .
    Exemplo ao fundo da rua S . João e na rua Pedro Dias onde confinam com a levada ,outro local onde acontece com frequência é na travessa Fonte Choupo no túnel que confina com a rua da Fábrica :
    Em Setúbal nas ruas mais estreitas da zona histórica a solução passou por instalarem os sinais de trânsito com menor tamanho é só lá ir e constatar ou visitar o YouTube !

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