DesportoDestaque

Volta a Portugal em bicicleta passa por Tomar e outros concelhos da região

- Publicidade -

A 84ª Volta a Portugal em bicicleta, a disputar de 9 a 20 de agosto, terá passagem pelos 13 concelhos da região do Médio Tejo.

Está previsto que o final da 1ª etapa, a 10 de agosto, entre Anadia e Ourém, tenha passagem por Ferreira do Zêzere e Tomar.

No dia seguinte, os ciclistas partem para a 2ª etapa em Abrantes com passagem em Constância, Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Torres Novas e Alcanena, terminando o dia em Vila Franca de Xira.

A 14 de agosto a partida da 5ª etapa é em Mação, com passagem em Sardoal, Vila de Rei e Sertã, em direção à Covilhã (Torre).

Para que a prova inclua os concelhos da nossa região, as 13 câmaras vão ter de desembolsar um total de 160 mil euros + IVA.

- Publicidade -

A final da etapa em Ourém vai custar ao município 45 mil euros. O início das etapas em Abrantes e Mação implica o pagamento de 25 mil euros por cada autarquia. As restantes 10 câmaras pagam 5 mil euros cada. Cabe ainda à Comunidade Intermunicipal financiar com 15 mil euros, valores que ainda não são definitivos.

“Trata-se de um investimento significativo, mas que corresponde efetivamente a uma projeção e impactos económicos relevantes para o território”, argumentam os autarcas. Realçam que “a Volta a Portugal é um dos eventos desportivos anuais com maior impacto e presença mediática no país, amplamente acarinhado pelo público português. Garante imagens e várias horas de presença televisiva, milhares de inserções nos diferentes órgãos de comunicação social e redes sociais, e movimenta igualmente milhares de pessoas, entre atletas, equipas e público, facto significativo para a economia da região”.

A prova começa em Viseu no dia 9 de agosto, mais tarde do que é habitual, com a prova a terminar em Viana do Castelo no dia 20, uma semana mais tarde do que na edição de 2022.

A União Ciclista Internacional (UCI) confirmou a data da prova, que vai coincidir durante alguns dias com a ‘Vuelta’, a Volta a Espanha em bicicleta, uma das principais provas por etapas do calendário internacional, e que em 2023 vai decorrer entre 19 de agosto e 11 de setembro.

A realização da Jornada Mundial da Juventude, que vai juntar em Lisboa jovens de todo num evento onde estará o Papa Francisco, e que vai acontecer entre 1 e 6 de agosto, está na origem da alteração da data da Volta a Portugal, evitando que os dois eventos, que terão grande cobertura mediática, coincidissem no tempo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo