SociedadeDestaque

Mata dos Sete Montes: dezenas de árvores morrem por falta de rega (c/ fotos e vídeo)

- Patrocínio -

A maior parte das dezenas de árvores que foram plantadas na alameda dos Freixos, da Mata dos Sete Montes, em novembro de 2021, morreram à sede.

A iniciativa chamava-se “Reflorestar Tomar”, envolveu a câmara de Tomar, a Junta de Freguesia Urbana e o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Floresta, mas redundou num falhanço por negligência dos responsáveis que não cuidaram de regar as árvores.

Carvalhos, carrascos e freixos foram plantados e todos identificados com uma tabuleta onde consta o nome da escola, o ano e a turma que plantou, o nome da árvore e a espécie a que pertence, entre outros dados.

- Patrocínio -

Agora essas tabuletas, perfiladas ao longo da alameda dos Freixos, mais parecem as tabuletas de um cemitério.

“Em vez de “mata dos sete montes “, bem podem mudar o nome para ” Jardim das tabuletas das árvores mortas”. Plantar árvores e depois não as regar, e delas não se cuidar é simplesmente estúpido. Para mais com a responsabilidade que o ICNF teve na sua plantação. Uma lástima”, criticou José Pedro Gil no Facebook.

O escândalo ainda é maior quando se sabe que a plantação das árvores fazia parte de uma “ação de sensibilização e reflorestação integrada no projeto vencedor do orçamento participativo jovem de 2018 Reflorestar Tomar”, da câmara.

A autarquia e a junta mobilizaram as crianças de várias escolas e jardins de infância como Santa Iria, Raul Lopes e Jardim Escola João de Deus e fizeram a respetiva publicação sobre a plantação no Facebook, para tudo terminar desta forma triste.

“O que interessava era meter a placa, tirar umas fotos, fazer umas selfies, registar na imprensa o que foi feito. O resto que se F©∆@”, critica Rui Costa.

Além das que foram plantadas na alameda dos Freixos, também as árvores plantadas na mesma ocasião no local devastado pelo tornado de 7 de dezembro de 2010, acabaram por morrer à sede.

A publicação da câmara aquando da plantação das árvores:

arvores mata

- Patrocínio -

2 comentários

  1. O caso ilustra muito bem a consistência das iniciativas desta Câmara e do seu Executivo, a começar na brilhante senhora Presidente.
    É este caso exemplo dos legados que vão deixar: árvores secas, iniciativas estéreis, espaços verdes projetados e jardins arruinados(Mouchão), população em fuga e investimentos em cascata virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo