Chama-se Liliana Silva, é uma mulher solteira de 35 anos, e conseguiu a proeza de subir ao mastro na eliminatória dos jogos populares realizada em S. Pedro de Tomar.
“Pela primeira vez uma mulher conseguiu subir ao mastro nos Jogos Populares”, anunciou a comissão central da festa dos Tabuleiros.
Os jogos populares fazem parte do programa da festa (1 a 10 de julho), sendo que nas semanas anteriores há eliminatórias nas 11 freguesias do concelho. Foi isso que aconteceu na tarde de sábado, dia 3 de junho, no recinto de festas de S. Pedro.
Num jogo popular tradicionalmente praticado por homens, desta vez uma mulher conseguiu a proeza de subir ao mastro com quase 10 metros de altura e ficar classificada para a final. O objetivo é subir ao mastro no tempo mais curto possível até tocar no sino.
“Optei por participar nos jogos populares como forma de convívio, pelo espírito competitivo e para superação pessoal”, explica Liliana. Acrescenta que “a subida ao mastro é uma forma de perceber que consigo realizar tudo a que me proponho e de eliminar preconceitos acerca das atividades para homens e mulheres”.
Para Liliana “a mulher não é o sexo fraco e é tão ou mais capaz de fazer o que um homem faz. Participei em vários jogos e fiquei em 1º lugar na corrida de cântaros e na corrida de sacos. Uma vez que só poderei representar a freguesia num jogo, optei pela corrida de cântaros”, refere.
Para manter a boa forma física e ter a energia necessária para desafios como estes, Liliana faz treinos semanais com o PT Rafael Henriques do ginásio Moove em Tomar.
Parabéns!