in

Ele correu 102 kms em 13 horas e venceu o Trail Serra da Estrela

Luís Graça, tomarense que representa o Clube de atletismo de Ferreira do Zêzere, venceu a prova “Oh meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela” em Seia, num percurso de 102 kms.

Com início às 0h00 do último sábado, dia 15 de junho, eram quase uma centena os corajosos que, decididos a enfrentar a imensidão da Serra da Estrela, se colocaram na linha de partida dos 102 Kms do “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela”, prova com mais de 4 mil metros de desnível acumulado positivo.

Esta foi a primeira prova de Trail Running com 100 Kms, em Portugal Continental, e em 2019 foi batido o recorde de participantes. Organizada pela empresa Horizontes, com o apoio do Município de Seia e da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, a 9ª edição do “Oh Meu Deus” contou com mais de meio milhar de participantes, distribuídos pelas 4 distâncias do evento.

Com início e final em Seia, o percurso passou por Senhora do Desterro, Lapa dos Dinheiros, Valezim, Sazes da Beira, Corgas, Sandomil, Cabeça de Eiras, Rio de Mel, Vide, Cabeça, Loriga, Torre, Penhas Douradas, Sabugueiro e Aldeia da Serra.

Ambos residentes em Tomar, mas em representação do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere (CAFZ), os atletas Luís Graça e Rodrigo Dias Lopes há muito que tinham decidido enfrentar a dureza dos caminhos e trilhos da montanha mais alta de Portugal continental, passando em locais onde, na maior parte das vezes, apenas se consegue ir a pé.

O ferreirense Luís Graça foi o surpreendente vencedor da prova, completando o difícil percurso em pouco mais de 13 horas. O atleta do CAFZ já havia participado neste evento em 2014 e 2015 (na distância de 70Kms), tendo alcançado a vitória na sua primeira participação e o segundo lugar em 2015.

Após um longo período de afastamento das corridas, o atleta do CAFZ regressou aos treinos no início de 2019 (na altura com 16Kgs a mais, em relação ao seu peso habitual). Com apenas 5 meses de treino, Luís Graça regressa assim às vitórias, numa Serra que tanto gosta e onde já possui um bom conjunto de resultados.

O atleta tomarense Luiz Mota inscreveu-se na prova mas não participou por não se sentir na melhor condição física.

 

Classificação geral – 102 Kms:

1º – Luís Graça (C. A. Ferreira do Zêzere) – 13h18.22

2º – António Pinto (HMC – Runnings – Santa Maria da Feira) – 13h25.38

3º – Diogo Santos (G. D. Trancoso) – 13h28.56

4º – Pedro Pires (Runners do Demo) – 13h46.55

5º – Samuel Castro (Outdoor Clube de Setúbal) – 14h07.49

33º – Rodrigo Dias Lopes (C. A. Ferreira do Zêzere) – 19h24.53

Terminaram a prova 76 participantes

Escrita por Redação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Marcelo quer ir no cortejo dos Tabuleiros

Cineclube exibe filme de animação sobre a guerra em Angola (c/ trailer)