Desporto

Cerca de 600 ginastas de 25 clubes na festa da ginástica (c/ fotos)

Foi um fim de semana de grande festa para a ginástica acrobática nos dias 19 e 20 de fevereiro no pavilhão municipal de Tomar. Cerca de 600 ginastas, 25 clubes, 62 treinadores, 22 juízes, quatro dos quais internacionais, 30 dirigentes e quase 2 mil pessoas participaram na VI Toneca Acro Cup 2022.

Aqui fica o balanço da prova no relato do Ginásio Clube de Tomar, anfitrião e organizador:

“A grande festa da ginástica acrobática aconteceu! Foi com enorme alegria que a Cidade de Tomar se encheu de ginastas, treinadores, juízes, dirigentes e famílias para participarem numa das maiores competições de Ginástica Acrobática desta região do país. Cerca de 600 ginastas, 25 clubes, 62 treinadores, 22 juízes, 4 dos quais internacionais, 30 dirigentes e quase 2000 pessoas participaram com muito entusiasmo na nossa competição. Imprescindíveis, foram os cerca de 50 voluntários que colaboraram durante os dois dias de montagem e os dois dias de competição. 

banner728x145 maior taxa Prancheta 1

Entre pais, amigos, conhecidos, alunos do Curso Profissional Técnico de Desporto, trabalhadores da Câmara Municipal de Tomar, todos ajudaram a realizar esta enorme competição. Contámos ainda com a ajuda de muitos amigos nas mais variadas instituições e empresas tomarenses. Sem eles, teria sido muito mais difícil.

Uma das grandes novidades deste ano foi a transmissão da prova em direto, com uma qualidade absolutamente incomum neste tipo de eventos. Para quem está habituado a ver apenas com uma única câmara de ângulo aberto e ter 4 câmaras, com zoom, repetições e comentários em direto, foi surpreendente!

O prestígio desta competição está a enraizar-se, prova disso a presença de um dos Diretores Técnicos Nacionais e do próprio presidente da Federação de Ginástica de Portugal, o que muito nos honrou! Para além, claro, da Associação de Ginástica de Santarém, nosso parceiro, que se fez representar com os seus mais altos dirigentes.

Durante dois dias foi possível assistir a uma das mais bonitas disciplinas de ginástica, com muita cor, música, alegria e um elevado nível técnico. Os clubes aproveitam esta prova, que se situa antes das principais competições distritais e nacionais, para experimentar, em contexto competitivo, aquilo que os ginastas têm vindo a treinar ao longo da época.

Mas a preparação para esta competição foi muito difícil, não só para nós organização, como principalmente para os ginastas. Vivemos ainda em contexto de pandemia com constantes isolamentos, confinamentos, doentes, restrições aos treinos… Os clubes relataram por unanimidade as suas dificuldades, mas que deixar de participar no VI Toneca Acro Cup não era opção. Para alguns clubes, a última competição de Ginástica Acrobática em que participaram foi no V Toneca, em 2020. A primeira em que voltam a participar, foi connosco. Quanta honra e responsabilidade!

Organizar este evento foi um enorme desafio em tempos de pandemia. Requereu muita flexibilidade metal, muita adaptação e uma equipa que nunca desistiu de levar em frente esta prova. Para que tudo fosse possível, contámos com a ajuda do ACES Médio Tejo, ao qual deixamos um profundo agradecimento na pessoa da Drª Maria dos Anjos Esperança que, num dos momentos mais complexos da pandemia, acreditou, como nós, que era possível realizarmos a competição. Muitas restrições, muitos cuidados, mas tudo se fez!

Por último, um grande agradecimento a todos os clubes que estiveram presentes e acreditaram em nós. É preciso coragem percorrer mais de metade do país para estar aqui presente. Da Maia ao Algarve, passando pelo distrito de Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra e Aveiro, aqui estiveram. Todos, sem exceção, deixaram palavras de agradecimento e de parabéns pela organização da prova, garantindo que no próximo ano aqui estarão. Que orgulho!

Nós também tivemos as nossas valentes ginastas, que passaram pelas mesmas dificuldades dos outros clubes na sua preparação. Os resultados alcançados são motivadores, face àquilo que foram os treinos nos últimos tempos. Deixamos em seguida os principais resultados.”

Divisão Base

Infantis

Pares femininos

Sofia Francisco / Núria Mendes – 1º lugar

 

Grupos femininos

Margarida Cotrim / Diana Alves / Alice Gaspar – 3º lugar

Catarina Rosa / Diana Veríssimo / Ariana Oliveira – 4º lugar

 

Equipas – 1º lugar

 

 

Iniciados

Pares femininos

Alice Coelho / Beatriz Graça – 4º lugar

Beatriz César / Andreia Ferreira – 8º lugar

 

Grupos femininos

Laura Gonçalves / Mariana Santos / Lara Lucas – 13º lugar

 

Equipas – 5º lugar

 

 

Juvenis

Pares femininos

Madalena Duarte / Bruna Simões – 7º lugar

 

Grupos femininos

Leonor Bragança / Lara Neves / Beatriz Neves – 1º lugar

Beatriz Nunes / Marta Martins / Sofia Rego – 6º lugar

 

Equipas – 1º lugar

 

 

Juniores

Grupos femininos

Matilde Estrela / Leonor Estrela / Sofia Graça – 3º lugar

Mariana Godinho / Maria Meném / Maria Sousa – 5º lugar

 

 

Seniores

Grupos femininos

Maria Marques / Matilde Pereira / Daisy Bell – 1º lugar

 

 

Níveis

Nível I:

Grupos femininos

Beatriz Ordonho / Ana Luísa Sousa / Clara Garcia – 6º lugar

Luana Costa / Carolina Cotovio / Francisca Borges – 7º lugar

Beatriz Sintra / Sara Antunes / Lara Cerejo – 10º lugar

Inês Valente / Maria da Luz Escudeiro / Mariana Fidalgo – 12º lugar

 

Equipas – 3º lugar

 

 

Já está prometido, em 2023 cá estaremos ainda com mais força e muitas novidades!

Não se esqueça… Ginástica, é no Ginásio!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.