DesportoDestaque

Atleta tomarense conquista medalha de bronze nos Europeus de Judo

- Publicidade -

A judoca tomarense Patrícia Sampaio conquistou no sábado, dia 5, a medalha de bronze em -78 kg nos Europeus de Judo de Montpellier, em França, ao vencer no combate decisivo a neerlandesa Guusje Steenhuis.

Com este resultado, Portugal fecha o Europeu com duas medalhas, depois da prata de Catarina Costa em -48 kg, conquistada na sexta-feira.

Patrícia Sampaio, de 24 anos, que há muito procurava uma medalha destas, só não teve um caminho perfeito desde que pisou a Sud de France Arena porque, um pouco antes, encontrou a líder mundial do seu peso e grande favorita, a italiana Alice Bellandi, que viria a sagrar-se vice-campeã europeia.

A judoca da Sociedade Filarmónica Guardim Pais sai de Montpellier com três vitórias, a última a dar-lhe o bronze, e uma derrota, naqueles que foram os seus quintos Europeus, após Sófia2022, Lisboa2021, Minsk2019 e Telavive2018.

Diante de Guusje Steenhuis, sexta do mundo e que a tinha derrotado nas meias-finais dos Europeus de 2022, Sampaio dominou o combate do princípio ao fim, primeiro a pontuar para waza-ari aos 54 segundos e depois com ippon, aos 1.58 minutos.

- Publicidade -

Com a medalha garantida, diante de uma adversária que não estava também a 100%, depois de vir tocada numa perna do combate anterior, Sampaio pôde afirmar todo o seu judo, que lhe tem garantido várias medalhas no circuito internacional.

Assim que pontuou para ippon e garantiu o bronze, a judoca portuguesa percebeu a importância da conquista há muito esperada — como uma das maiores promessas da modalidade -, e deixou-se cair no tatami.

De mãos no rosto e com um longo suspiro, a portuguesa levou a mão junto ao coração e abraçou o selecionador Marco Morais, que a conhece bem e ainda antes dos Europeus dizia que à judoca talvez faltasse uma medalha num destes grandes eventos.

Antes do combate final, pelo caminho ficaram também Daria Kantsavaya (47.ª), derrotada em sete segundos pela portuguesa, e a ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko, a quem venceu apenas no ‘golden score’.


- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo