
Vasco Vaz, antigo jogador do Sp. Tomar, foi eleito esta semana para o cargo de diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra.
O antigo atleta, ainda diretor interino, foi o mais votado nas eleições derrotando o outro candidato, Manuel Coelho e Silva. A votação decorreu no dia 27 de abril e o anúncio formal da sua eleição aguarda apenas a homologação dos resultados.
Vasco Parreiral Simões Vaz, 63 anos, foi sub-diretor daquela Faculdade nos últimos 10 anos e selecionador nacional da equipa de Sub-19 de hóquei em patins.
Está há 31 anos na mesma Faculdade e era até agora Diretor Interino, após o antigo diretor, José Pedro Leitão Ferreira, presidente da assembleia municipal da Sertã, assumir o lugar de deputado por Castelo Branco na Assembleia da República, pelo Partido Socialista.
Segundo a sua biografia oficial, “concluiu o(a) Doutoramento em Treino Desportivo em 2011 pela Universidade de Coimbra, Mestrado em Biocinética do Desenvolvimento em 2003 pela Universidade de Coimbra e Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física em 2000 pelo(a) Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra e membro integrado do Centro de Investigação do Desporto e da Actividade Física.
Publicou 68 artigos em revistas especializadas. Possui 16 capítulos de livros e 10 livros. Organizou quatro eventos. Orientou uma dissertação de mestrado. Nas suas atividades profissionais interagiu com 301 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos”.
Integrou a equipa de hóquei em patins do Sp. Tomar nos anos 80, numa altura em que o clube era presidido por Libério Grilo. Em 2015 foi o seu filho, Filipe Vaz, que fez parte da equipa.