in

Visitas guiadas ao Convento e à cidade regressam

Todos os domingos a partir do próximo dia 7 de junho

É já partir do próximo dia 7 de junho que estão de volta as visitas guiadas ao Convento de Cristo e ao Centro Histórico de Tomar, todos os domingos. Depois deste período de interregno, a viagem guiada a um dos destinos mais ricos na História, Arquitectura e Arte de Portugal regressa, naturalmente respeitando as normas de segurança da Direção Geral da Saúde.

A parte da manhã de domingo será dedicada ao Convento de Cristo, com dois horários: às 9H30 e às 11H00, com ponto de encontro na Cafetaria do Castelo. A visita ao centro histórico da cidade dos Templários e da Ordem de Cristo começa às 15H00, com ponto de encontro na Praça da República, junto à estátua de D. Gualdim Pais.

Todas as visitas de domingo são feitas em Língua Portuguesa, respeitando o objetivo inicial desta atividade que decorre há já três anos consecutivos: “estabelecer a mediação entre os Portugueses que procuram conhecer melhor o seu país e este lugar, de insuperável beleza, central na História de Portugal.”

Sandra Costa, promotora desta ação, e portadora do selo Clean & Safe do Turismo de Portugal, reforça que estes novos horários “têm o objetivo de garantir a qualidade da visita guiada e a dimensão dos grupos, que se pretende pequena, de modo a que as normas de segurança sejam cumpridas.” E no que diz respeito às normas de segurança, a guia sublinha “a obrigatoriedade do uso de máscara, a distância de dois metros entre participantes, e a desinfeção das mãos, sempre que seja pertinente”, com álcool-gel que a guia fornecerá.

Esta ação de visitas guiadas todos os domingos retoma com os mesmos valores. A visita guiada ao Convento de Cristo custa 6 Euros por pessoa e ao centro histórico de Tomar 9 Euros por pessoa. Para os que pretenderem almoçar no Convento de Cristo, a Cafetaria do Convento apresenta o preço especial e exclusivo, aos que aderirem a esta atividade, de 8 Euros por pessoa. No caso de pretender uma visita guiada noutro dia da semana ou a outro lugar ou monumento da região Centro deverá solicitar orçamento.

As reservas são obrigatórias e devem ser feitas para os números de telemóvel:  913646234, 919357975 ou para o e-mail: 

 

Tomar: “Dificilmente noutro lugar encontraremos tão perfeita combinação da História, Arquitectura e Arte com a Natureza”

 

Chegado o tempo do regresso, a guia que é natural de Tomar (licenciada em Comunicação, com um percurso que passa pelo Jornalismo, depois pela consultoria de Comunicação a entidades públicas e privadas, tendo colaborado, através da autarquia de Tomar, com a Rota dos Mosteiros Portugueses Património da Humanidade. Colaborou ainda no Convento de Cristo, na área da Comunicação), lembra “o enquadramento extraordinário da região Templária por excelência.”

“Com Castelo do Bode a 15 minutos, paisagens absolutamente magníficas à beira do rio Nabão e do rio Zêzere, em natureza pura, tão perto de Dornes e do Castelo de Almourol, a 30 minutos do Mosteiro da Batalha, a cerca de 45 minutos do Mosteiro de Alcobaça e da Nazaré, Tomar foi quartel-general dos Templários em Portugal e sede da Ordem de Cristo. Foi casa do arranque da Expansão Portuguesa. É centro obrigatório do Manuelino e da Renascença em Portugal. Aqui encontra a mais antiga Sinagoga do país. É lugar de grande tranquilidade. De hotéis na cidade a Turismo Rural, a reconhecidos restaurantes e pastelarias, Tomar é referência e excelência na arte de receber.”

Para Sandra Costa, “o cuidado que os tomarenses empenham no acolhimento dos que nos visitam é absolutamente notável. É por isso um destino seguro e uma experiência inesquecível de tão enriquecedora.”

 

Escrita por Redação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Ratos no centro histórico de Tomar (c/ vídeos)

Detido por agredir a mãe é controlado com pulseira eletrónica