CulturaDestaque

Tomar desceu a Alvalade (c/ fotos e vídeo)

- Publicidade -

Só quem esteve hoje, terça-feira (4 de julho), na Avenida da Igreja, em Alvalade. O tempo esteve fresco, propício a um evento destes, em que as crianças são os grandes protagonistas. Foi uma emoção, estar ao pé da Igreja de S. João de Brito e começar a ver chegar os carros de transportes dos tabuleiros e as padiolas do pão, carne e vinho. Seguiram-se os quatro autocarros com os participantes. A chegada destes embaixadores tomarenses a Lisboa era aguardada pela PSP que vez a escolta até à Casa do Concelho de Tomar. Aí os meninos prepararam-se e seguiram para a Avenida da Igreja sempre escoltados pelas autoridades. Por esta altura já estava uma pequena multidão à espera deles. Foi ver e participar um pouco da azáfama do retirar de todo o material para se dar início ao desfile. Presentes estavam o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Dr. José Amaral Lopes e mais elementos do executivo e que foram cumprimentados pelos presidentes da União de Juntas de Sta. Maria e de S. João, Sr. Augusto Barros e pelo Presidente da Junta de S. Pedro, o sr. António Vicente.

Como dizem os lisboetas pelo Santo António, “A Avenida é nossa” também aqui se pode dizer algo semelhante dado que a Avenida da Igreja foi fechada para aqui se poder desfilar em segurança. Cabe aqui dizer que a organização da vinda a Lisboa por parte da Comissão Central de Festas foi exemplar bem como o trabalho das autoridades, nomeadamente a PSP. Os bombeiros estiveram igualmente presentes e a sua presença felizmente não foi necessária.

A Avenida foi nossa pois as pessoas que acompanhavam o cortejo eram bastantes e bastantes era igualmente as janelas onde os seus moradores não perdiam pitada do cortejo. E foi uma emoção ver algumas meninas a desfilarem já como se adultas se tratassem e os meninos a ajudarem as meninas transportando por vezes o tabuleiro ao ombro. Nos mais pequenos uma alegria observar os seus rostos, com uma pequenita a chorar por algum motivo ou um menino das coroas já cansado de usar o casaco (como eu o compreendo).

Na chegada à Praça de Alvalade, reparei que seis dos elementos da direção da Casa do Concelho de Tomar estavam presentes, também eles emocionados e felizes com o bom sucesso desta iniciativa. Chegados à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares tinham à sua espera o Vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar. Dr. Hugo Cristóvão bem como o deputado à Nação, Dr. Hugo Costa. A estes se juntaram o Director-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o Sr. Ministro da Educação, Dr. João Costa. Além de Hugo Cristóvão e o sr. Ministro, usaram ainda da palavra o Dr. Paulo Macedo do agrupamento de escolas “Templários” e o Prof. Carlos Trincão. Todos adequaram os discursos aos mais pequenos que ali desfilaram. Mas Carlos Trincão teve ainda uma frase importante e que é o facto da festa é do povo, pelo povo e para o povo, algo que ninguém deve esquecer. Parabéns e Viva a Festa.

                                         Ernesto Jana

- Publicidade -

 

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo