CulturaDestaque

Série sobre Saramago passou por Tomar, Constância e Azinhaga

- Publicidade -

O brasileiro Fábio Porchat, através da série “Viagem a Portugal”, emitida pela RTP1, mostra-nos alguns dos locais de eleição do escritor José Samarago.

No episódio transmitido neste sábado, dia 19, Tomar apareceu em destaque, tal como Constância e Azinhaga, no concelho da Golegã, terra onde nasceu o autor do “Memorial do Convento”.

Mas em Tomar, o apresentador teve azar. Primeiro não lhe deram autorização para filmar no Convento de Cristo com o argumento do que tinha corrido mal durante a rodagem do filme “O Homem que matou D. Quixote”.

Depois, o restaurante citado por Saramago no livro Viagem a Portugal, o Beira Rio, estava fechado no dia das filmagens em Tomar. Foi neste restaurante que Saramago diz que comeu um “bife magnífico, histórico”. A alternativa Para Porchat foi comer um bife no restaurante Medieval Taverna Antiqua, situado na praça da República.

Ainda no concelho, mereceu referência a ilha do Lombo, onde o escritor diz que esteve menos de duas horas. Fábio Porchat falou com uma das filhas do primeiro proprietário da estalagem da Ilha do Lombo, Eulália Soeiro, que recordou como surgiu a unidade hoteleira atualmente encerrada (informação corrigida).

- Publicidade -

“Constância é mais bonita vista do outro lado”, dizia Saramago e Porchat foi confirmar, mas acabou por deixar-se cativar com a ligação da vila ao poeta Luís de Camões. Sobre essa ligação falou com António Matias Coelho, dirigente da Casa-Memória.

Na Azinhaga, o Presidente da Junta, Victor Guia, teve oportunidade de contar a história da estátua que inicialmente Saramago rejeitou.

 

Vale a pena acompanhar esta viagem aqui

- Publicidade -

1 comentário

  1. Convém não esquecer que no mesmo dia, a SIC transmitiu o programa “Boa cama boa mesa”.
    Qual foi a cidade visitada?
    Ah pois é…foi a esplendorosa cidade de Tomar.
    Sempre na vanguarda.
    Os verdadeiros Tomarenses merecem estas referências dos dois principais canais generalistas.
    Carrega Tomar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo