CulturaDestaque

Polémicas na festa dos Tabuleiros

- Patrocínio -

A realização de uma saída de coroas a 7 de julho e o desfile de tabuleiros na festa do Avante em setembro estão a dividir a opinião dos tomarenses e a provocar acesa polémica entre os elementos da organização da última festa dos Tabuleiros, realizada em julho de 2023.

O mordomo Mário Formiga e alguns elementos da comissão central reuniram com os presidentes de junta com o objetivo de preparar uma saída de coroas e pendões nos anos em que não se realiza a Festa (quatro em quatro anos).

O objetivo é fazer o mesmo percurso do cortejo da festa dos Tabuleiros.

- Patrocínio -

Segundo a Comissão, citada pelo “Cidade de Tomar”, pretende-se “manter viva toda a atividade e proximidade à Festa e que quem nos visite possa assim viver o espírito de união da maior Festa Popular Portuguesa, a nossa Festa dos Tabuleiros”.

Antigos mordomos não concordam com a iniciativa que rompe com a tradição. Consideram a ideia estapafúrdia, dizem que “não tem jeito nenhum” e “não faz sentido”. Há até quem tema que esta inovação possa pôr em causa a candidatura da festa a património imaterial da humanidade da UNESCO.

Até agora, só havia saída de coroas nos anos em que se realizava a festa dos Tabuleiros, como forma de anunciar a grande festa de Tomar.

Os dirigentes da Santa Casa da Misericórdia demarcaram-se desta iniciativa e não vão participar no cortejo.

 

Tabuleiros na festa do Avante? Sim ou não?

A exposição e o desfile de tabuleiros na festa do Avante, que se realiza de 6 a 8 de setembro, também está a suscitar acesa polémica.

Sendo uma festa organizada pelo PCP – Partido Comunista, há quem não veja com bons olhos misturar uma tradição com cariz religioso mas também pagão como é a festa dos Tabuleiros numa iniciativa partidária.

tabuleiros 54429604862 2720700620576238977 n

- Patrocínio -

8 comentários

  1. O que é noticiado é simplesmente inacreditável pois demonstra a imaturidade de quem dá estas propostas e mais uma vez demonstra como é eleito de uma forma falaciosa o mordomo e seus pares e como é gerido o dinheiro (se é que ainda existe) da festa maior, que é tratada como uma festazinha de aldeia e simultaneamente a pura demonstração de uma festança bacoca e continua com a demonstração dos fatos de armário. Esquecendo completamente a entrega da população para o
    Maior evento popular de que há memória no nosso País.

  2. estão a arranjar maneira de gastar mais algum o que faz todo o sentido uma vez que o dinheiro abunda em Tomar….alguem que diga ao Marito para se entreter um pouco mais no café da nabancia a beber umas minis…..

  3. A participação dos tabuleiros na festa do Avante é um nojo. Até parece que a atual comissão é comunista. A festa é nossa é pagã e não política. Se a população se juntar contra, não vão conseguir levá-la para a festa do Avante. Ela é nossa e não é para ser levada para outro lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo