CulturaDesportoDestaque

Não há candidatos a dirigentes na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais

- Publicidade -

As eleições para os órgãos sociais da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais estavam marcadas para dia 29 de maio, mas não foram apresentadas quaisquer listas, que têm de dar entrada 15 dias antes do ato eleitoral.

Perante este vazio, o vice-presidente da Assembleia Geral, Jaime Neves Antunes, já convocou uma nova assembleia geral eleitoral para dia 19 de junho, sendo que as listas candidatas devem ser entregues na secretaria até às 18 horas do dia 2 de junho.

Se surgir qualquer lista, a votação decorre no dia 19 de junho, entre as 17h00 e as 21h00 na sede da centenária coletividade de Tomar.

Bruno Graça, que foi presidente da direção durante cerca de 30 anos e era presidente da assembleia geral, demitiu-se há poucos meses, decisão que foi acompanhada por outros dirigentes.

Nas últimas eleições, em abril de 2019, recorde-se, concorreram duas listas, uma encabeçada por José Pedro Brito (lista A) e outra por Ricardo Estrela da Silva (lista B). Na primeira votação, registou-se um empate. Ambas as listas obtiveram 113 votos. Registaram-se ainda dois votos em branco e quatro votos nulos.

- Publicidade -

Perante este empate o ato eleitoral teve de ser repetido e acabou por vencer a lista A, encabeçada por José Pedro Brito, com apenas um voto de diferença.

O mandato é de quatro anos.

———

Sociedade Filarmónica Gualdim Pais

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL – 2.ª CONVOCATÓRIA

Atendendo a que em primeira convocatória não foram apresentadas listas para os órgãos sociais, nos termos da alínea b), do parágrafo um, do artigo dezoito, dos Estatutos desta instituição, convoco a Assembleia Geral Eleitoral a reunir, na sede da instituição, Rua Manuel de Matos, desta cidade de Tomar, no dia 19 de junho de 2023, a qual há-de reunir de acordo com o estipulado nos referidos Estatutos.

ORDEM DE TRABALHOS

1 – Votação nas listas candidatas aos Corpos Sociais para o quadriénio 2023/2027

2 – Abertura da urna às 17 horas. Encerramento da urna às 21 horas.

Escrutínio da votação e apresentação dos resultados eleitorais, a partir das 21 horas

As listas candidatas devem ser entregues na secretaria da instituição, dirigidas ao senhor Presidente da Assembleia Geral, até às 18 horas do dia 2 de junho de 2023 as quais serão afixadas no hall de entrada da sede da instituição.

Órgãos a eleger:

Pelo facto de o pedido de alteração de estatutos, aprovada em Assembleia Geral no passado dia 16 de fevereiro de 2023, submetidos para aprovação na Segurança Social e a mesma entidade ter comunicado a aprovação no dia 16 de maio de 2023, a composição das listas passa a ser a seguinte:

Assembleia Geral: presidente, vice-presidente, secretário e 3 suplentes

Direção: presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário, 3 vogais e 5 suplentes

Conselho Fiscal: presidente, secretário, vogal-relator e 3 suplentes

Parágrafo dois do artigo dezoito dos Estatutos

  1. a) Os candidatos constituem-se em listas e apresentam publicamente um programa de ação para o seu mandato;
  2. b) As listas, depois de subscritas por um mínimo de 20 sócios eleitores, deverão ser rubricadas pelos respetivos candidatos que, dessa forma, assumem a sua concordância;
  3. c) As listas são entregues, até quinze dias antes do dia da Assembleia Eleitoral, ao Presidente da Assembleia Geral, o qual imediatamente as verificará e as fará afixar no local mencionado pela convocatória da Assembleia;
  4. d) As listas serão identificadas por letras do alfabeto sequenciadas, conforme a ordem por que foram entregues à Mesa da Assembleia Geral;
  5. e) Só serão aceites listas que apresentem número de candidatos sufi cientes para completarem todos os cargos previstos nos Estatutos;
  6. f) Cada lista poderá indicar até dois representantes para acompanhar todos os atos da eleição;
  7. g) Considera-se eleita a lista que obtenha maior número de votos;
  8. h) Os resultados da Assembleia Eleitoral serão transcritos na respetiva ata que será assinada pelos membros da Mesa e pelos representantes das listas concorrentes.

Tomar, 18 de maio de 2023

O Vice-Presidente da Assembleia Geral,

Jaime Neves Antunes

 

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo