in

Filarmónica Payalvense fundada há 123 anos

Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos

A Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos, com sede em Paialvo, concelho de Tomar, foi fundada a 3 de março de 1896, já lá vão 123 anos.
Parabéns!

Um pouco de história

A fundação da Sociedade Filarmónica Payalvense está relacionada com o facto de ter havido um desentendimento entre os membros da direcção de uma banda filarmónica existente na povoação de Carrascos, hoje com o nome de Vila do Paço, no concelho de Torres Novas. Porque enquanto uns preferiam para assumir o lugar de maestro, que entretanto vagara, o contramestre Prof. Fagulha, que era de Paialvo, outros preferiam um executante, que era de Carrascos. O Professor, por não gostar de ser preterido por um executante, que considerava de qualidade musical inferior à sua, acabou por abandonar a banda agarrando-se à vontade dos que em Paialvo desejavam ter uma banda filarmónica, aproveitando assim a oportunidade para provar as suas qualidades e capacidades artísticas.
Assim com o seu saber e a vontade dos que o acompanhavam, conseguiu que a Banda de Paialvo saísse à rua pela primeira vez no Domingo Gordo de 1896 – 3 de Março de 1896, sendo esta a data da sua fundação.
Nos primeiros anos de existência da Associação, a sua actividade era unicamente a banda, que abrilhantava os arraiais populares e os bailes das freguesias e localidades limítrofes.

Em 1936 um benemérito de Paialvo, restaurou uma casa antiga emprestando-a à Associação para aí fixar a sua sede. Com este novo espaço passou a desenvolver novas actividades, formando-se então um grupo de teatro, um rancho e uma biblioteca, passando este a ser o local de encontro de todos os Paialvenses.

Em 1972 e por grande generosidade e benemerência do Sr. Comendador Manoel de Mattos, foi edificada a actual sede, tendo finalmente a Associação umas instalações de sua pertença e como sinal de reconhecimento e de agradecimento de todos os Paialvenses, a Associação passou a designar-se Sociedade Filarmónica Payalvense “Manoel de Mattos”

A principal actividade da nossa Associação continua a ser o ensino e a divulgação da música. Actualmente a banda é composta aproximadamente por 45/50 elementos, sendo uma boa parte dos músicos, formados na nossa escola de música, que se encontra neste momento em funcionamento com cerca de 30 alunos.

Com 121 anos de vida, a banda tem actuado em vários pontos do país donde se destacam as actuações no Hotel Tivoli (Lisboa), Feira da Agricultura de Santarém, Festas dos Tabuleiros em Tomar e em Festivais e Encontros de Bandas do Norte ao Sul do país.

Nos últimos anos esta Associação tem organizado outro tipo de eventos que visam a formação dos jovens músicos que integram a Banda e a sua Escola de Música, nomeadamente o “1º Estágio da Orquestra de Sopros Filarmónica do Médio Tejo” – 2004; e o “1º Estágio de Outono para Jovens Músicos” – 2005.

Em 2008, esta Banda concorreu pela primeira vez ao 2º Concurso Internacional de Bandas de Vila Franca de Xira.

Em Julho de 2009, a Banda da S.F.P.M.M, fez a sua primeira actuação além fronteiras, nomeadamente em Itália, na cidade de Manziana (Roma), aonde actuou em concerto, em desfile e numa cerimónia religiosa.

Em 2010 voltou a concorrer à 3ª edição do Concurso Internacional de Bandas de Vila Franca de Xira, onde conseguiu alcançar o 3º lugar.
Vontando em 2014 ao 5ª edição Concurso Internacional de Bandas de Vila Franca de Xira, a banda da SFPMM alcançou um 4º lugar.

A Banda da S.F.P.M.M é actualmente dirigida pelo maestro Manuel Val.

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
casa do concelho 082210825890670315 o

Casa do Concelho comemora 76 anos

radar 8064401831362560 n

Atenção aos radares na estrada