CulturaDestaque

Centro interpretativo “Tomar Templário” custou quase 280 mil euros (c/ vídeo)

- Patrocínio -

Foi inaugurado no dia 5 de junho, no Complexo Cultural da Levada, o chamado “Centro Interpretativo Tomar Templário”, que custou aos cofres do município 279.831 euros.

Ocupa o antigo refeitório das fábricas Mendes Godinho e pretende apresentar mais de 3 mil anos da história de Tomar, desde o paleolítico aos nossos dias.

“Este Centro, sendo um equipamento de visita e fruição imprescindível tanto para os visitantes como para a própria comunidade, é um lugar singular que interpreta e comunica a história de Tomar e dos Homens e Mulheres, que ao longo do tempo construíram esta cidade”, explica a câmara.

Ao longo de um percurso, apresenta-se a cronologia histórica de Tomar em banda desenhada, com a exposição de alguns fragmentos arqueológicos e escultóricos, vídeos, ecrãs táteis, entre outras soluções tecnológicas.

Há referências à festa dos tabuleiros, à imprensa tomarense e à presença dos diferentes povos na região, mas a parte dedicada aos Templários é mínima.

Ainda como notas negativas refira-se a não existência de qualquer catálogo ou folheto sobre o novo espaço. Está apenas disponível um catálogo em braile.

Não há referência à proveniência das peças expostas, nem a quem as cedeu.

Não se sabe qual o horário de abertura (nada está afixado à entrada) e também não existe informação no site da câmara nem em www.visit-tomar.com

Foi a empresa Glory Box – Gestão Integrada do Património Cultural, Lda, de Aveiro, que montou a exposição, tarefa que custou 207.515 euros + IVA (255.243 euros). O projeto foi feito pela empresa Our Time, Our Story, Lda por 19.990 euros + IVA (24.588 euros)

ServiçoRegime de contrataçãoEmpresa adjudicatáriaPreço contratualData da publicação
Aquisição de equipamento para a montagem do “Centro Interpretativo Tomar Templário” no Complexo Cultural da Levada de TomarConsulta Prévia SimplificadaGLORY BOX – Gestão Integrada do Património Cultural, LDA207.515,00 € + IVA25-02-2022
Aquisição do serviço de desenvolvimento do conceito museográfico, exhibition design e plano de conteúdos para o Centro Interpretativo dos TempláriosAjuste Direto Regime GeralOur Time, Our Story, Lda19.990,00 € + IVA17-11-2020


Nota: mais uma vez “Tomar na Rede” foi o único órgão de comunicação social da região que não foi convidado para a inauguração

- Patrocínio -

5 comentários

  1. Os pais dos alunos, cujos professores têm comportamentos deploráveis, estão mais preocupados com o tipo de pessoas a quem confiam os filhos para que estes recebam educação!
    Hoje é possível perceber qual é o principal problema da educação em Portugal! Professores sem respeito, racistas e sem qualquer tipo de educação ou ética para formar jovens!
    Tenham vergonha, form longe demais e demonstraram bem o que os move, são autênticos mercenários!…

  2. O Tomar na rede sabe bem porque não foi convidado, infelizmente, quem se mete com cachopos ou sai borrado ou sai mijado, os camarários eleitos ainda tem muito que aprender, como se costuma ler noutro blog Tomarense “o Tomar na rede não come da gamela”…andamos a pagar impostos para isto….infelizmente há coisas que não se apredem na escola…

  3. Our Time, Our Story é a empresa da mulher do Paulo Monteiro – GloryBox.. tenham vergonha. Por isso não vos convidaram, podiam fazer perguntas complicadas. Como se justifica esta situação, a empresa da mulher que na verdade é uma empresa de fachada do Paulo Monteiro (Glorybox) é que fez o estudo. Melhor ainda, consulta prévia com um valor superior a 200k, nunca tinha visto tal situação?!! bando de corruptos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo