Nos dias 27 e 28 de março o Convento de Cristo em Tomar esteve fechado ao público devido a filmagens de um grande produção. Também os dois parques de estacionamento da envolvente estiveram reservados para a produção.
A informação do monumento era muito lacónica e o mistério ficou no ar, até porque havia contratos de confidencialidade. De que filme se trataria? Será que participaram atores famosos? “Tomar na Rede” conseguiu obter algumas informações.
Podemos revelar agora que se trata do filme “The Custom of the Country”, da produtora Ready To Shoot Audiovisuais, que tem como protagonista a atriz norte-americana Sydney Sweeney, estrela da série de sucesso Euphoria e, mais recentemente, protagonista do filme “A Criada”. O ator britânico Leo Woodall é também um dos atores principais.
O elenco inclui ainda Dominic West (The Crown’s), Rose Leslie (Game Of Thrones), Matthew Goode e Hugh Dancy (Downton Abbey’s).
O filme baseia-se no livro de Edith Wharton publicado pela primeira vez em 1913, no qual Undine Spragg, uma jovem do centro-oeste americano tenta ascender na sociedade da cidade de Nova York.
As filmagens passaram não só pelo convento (charola, cruzeiro, etc), mas também pelo Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, Palácio Nacional de Queluz, palácio da Ajuda, etc.
Sabemos também que, durante as filmagens na nossa região, alguns participantes no filme estiveram alojados no hotel República, no centro histórico de Tomar.
Nos últimos anos, o Convento de Cristo, em Tomar tem servido de cenário a várias produções internacionais, incluindo filmes americanos e produções da Netflix como seja “Damsel” (Donzela), da Netflix (2024) e “O Homem Que Matou Dom Quixote” (2018), do realizador norte-americano Terry Gilliam.

