
Imagine o jardim da mata dos Sete Montes com as sebes verdes, flores nos canteiros e, ao fundo, um palácio de um conto de fadas.
Graças aos efeitos especiais, a Mata Nacional dos Sete Montes surge na nova série da Netflix, intitulada Damsel, completamente “restaurada” e com novos elementos que ajudam a dar ao espaço um cenário de fantasia.
Filmada em Tomar e noutros locais do país, o filme Damsel (Donzela), estreou na Netflix a 8 de março.
As filmagens, realizadas entre março e maio de 2022, passaram pelo Mosteiro da Batalha, no distrito de Leiria, pelo Convento de Cristo (em Tomar) e pela aldeia de Sortelha, no Sabugal (distrito da Guarda).
A produção conta a história da princesa Elodie, representada pela britânica Millie Bobby Brown, que pensa que irá casar com o príncipe Henry. No entanto, vai ser sacrificada a um dragão. A narrativa gira, então, à volta dessa luta entre Millie e o temido ser mítico.
Em maio de 2022, Tomar transformou-se em Hollywood com a rodagem do filme, obrigando ao encerramento da Mata dos Sete Montes e de alguns espaços do Convento de Cristo.
Atualmente o jardim da Mata apresenta um aspeto desolador com as sebes secas e a morrer.
Nos tempos em que Tomar era de facto uma cidade-jardim, a então Mata Nacional dos Sete Montes apresentava um jardim de aparato, com todos os canteiros repletos de flores cujo perfume se espraiava pela avenida abaixo. O que agora é ficção, era então uma realidade que orgulhava os tomarenses e deixava os visitantes de boca aberta.