
Um grupo de escuteiros do Porto está a fazer uma atividade chamada “Caminhos de Emaús” em que têm de cumprir vários desafios. Um deles é ser notícia sobre a sua atividade num órgão de comunicação social local. “Tomar na Rede” dá uma ajuda.
Catarina, André e Diogo pertencem ao Clã 31 do agrupamento 391 Antas-Porto do Corpo Nacional de Escutas e integram um grupo de 15 escuteiros que vieram de comboio do Porto até ao Entroncamento. Aí dividiram se em cinco grupos de três elementos. O objetivo é fazer o percurso do Entroncamento a Tomar pelo caminho que quiserem, podem apanhar boleia mas têm de caminhar 50 km obrigatoriamente.
Do Entroncamento passaram pelo Castelo de Almourol e conseguiram boleia do Presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha. Para a atividade só trazem 25 euros no bolso, para os três escuteiros.
Os jovens vão caminhando e abordando as pessoas no sentido de fazerem pequenos trabalhos em troca de comida e/ou alojamento. Este grupo pernoitou a primeira noite nos bombeiros de Constância, depois vieram a pé pela barragem do Castelo de Bode até que encontraram o café na Portela de S. Pedro, pedindo à proprietária se podiam pernoitar por ali. A comerciante telefonou à sua filha a pedir para lhes dar dormida em sua casa e assim aconteceu.
O grupo criou um perfil no Instagram para partilhar as suas aventuras.