
“Depois de muito ponderar, o grupo “Mão Amiga” termina no final deste mês de agosto a sua missão de ter ajudado a comunidade tomarense durante mais de três anos”. Desta forma, dá-se por fim a missão deste grupo destinado a apoiar pessoas que, por causa da pandemia covid-19, se viram subitamente em dificuldades.
Na hora do balanço, a administradora do grupo no Facebook, salienta que “foram mais de três anos em que ajudamos centenas de pessoas e famílias e fizemos a diferença na vida dos outros. Penso que a missão está cumprida e bem cumprida”.
O grupo foi constituído no início da pandemia e era para ter terminado na fase final da pandemia, mas foi pedido para que continuasse mais algum tempo.
Ao longo destes anos, cerca de 4.500 pessoas aderiram à causa sob o lema: “Fazer o bem sem olhar a quem” numa lógica de cooperação.
Sob anonimato e de forma discreta foram doados e distribuídos bens alimentares, cobertores, roupa de cama, vestuário, eletrodomésticos, etc. Houve ainda distribuição de cabazes na Páscoa e no Natal e campanhas de angariação de fundos para auxiliar pessoas e famílias em dificuldades.
“Foi uma bonita página que se escreveu na história de Tomar, envolvendo muitos tomarenses em solidariedade, que o fizerem de um modo abnegado e sempre discreto para proteger a identidade dos mais vulneráveis”, resume a administradora.
“Tomar na Rede” dá os parabéns a este grupo que ajudou muita gente, de forma anónima e discreta, sem burocracias nem julgamentos, mas com muito amor e solidariedade.
Quando se lê que em Tomar algo vai fechar este mês pensa-se logo no Politécnico: com 5 cursos sem nenhum novo aluno e mais quatro com menos de dez candidatos, há razões para pensar se há justificação para ter uma estrutura destas com tantos custos. Pois se já não há interessados…