
A manhã deste domingo, dia 2 de julho, foi vivida com intensidade e alegria em Tomar com a realização do chamado Cortejo dos Rapazes, um cortejo dos tabuleiros à medida das crianças das escolas primárias e jardins de infância.
Segundo as contas da organização participaram no cortejo 1549 crianças e 224 acompanhantes.
Alinhados, os pares saíram da Mata dos Sete Montes e dividiram-se para cada lado da rua percorrendo a av. Cândido Madureira, Levada, Corredoura e Praça da República.
Sob um sol intenso, as crianças, professores, educadores e auxiliares alinharam-se na praça com os tabuleiros e cestinhas e receberam a bênção do padre Rui Tereso que considerou ser aquele “o grande cortejo”. O pároco e o mordomo Mário Formiga repetiram com as crianças a frase emblemática: “viva a Festa”. Os acompanhantes iam distribuindo água e bolachas às crianças.
Terminada a bênção, seguiu-se o levantar dos tabuleiros ao som das três badaladas do sino da igreja de S. João Baptista.
Da Praça da República, o cortejo seguiu-se pela rua Infantaria 15 em direção à Mata dos Sete Montes.
A assistir estiveram milhares de pessoas, familiares das crianças e muitos forasteiros.
A festa dos Tabuleiros prossegue até dia 10, com o cortejo principal a decorrer no domingo, dia 9, a partir das 16h00.
“Simple the best”!
Tomar elevado ao expoente máximo da beleza e encanto!
As nossas gentes, que com grande empenho e convicção, mostram a todo o País e aos turistas estrangeiros, de que massa são feitos os verdadeiros Tomarenses!…
Aos do costume, aqueles aziados de Tomar, sim falta um y no lugar do e!
Agora respondes a ti próprio? Convém procurares ajuda…
E quando acabar a festa daqui a uma semana, onde te vais agarrar Manel?
Quando a vista não alcança mais longe que o próprio umbigo, o que é preciso é haver festas. Isso é animação suficiente para os tomarenses e convicção de que têm um futuro brilhante.