Principais criptomoedas em Portugal

Existem mais de 200 criptomoedas disponíveis no mercado mas, algumas são extremamente famosas e também chamam atenção dos investidores de ativos. Vamos mostrar quais são e as vantagens e desvantagens de cada uma.
Quais criptomoedas são mais usadas em Portugal
As criptomoedas estão entre um dos principais temas quando se fala de mercado financeiro na atualidade. É possível perceber que o aumento contínuo desse interesse está associado diretamente à expansão da internet e dos seus recursos, por isso, é comum ver plataformas de jogos ou compras que oferecem vantagens para aqueles que utilizam as criptomoedas, como é o caso do ICE Casino bonus.
O uso de criptomoedas nessas plataformas oferece vantagem para o jogador e para a empresa em si. Os jogadores podem negociar suas compras com melhores preços dependendo da valorização de sua criptomoeda e as empresas criam um “banco” cheio de moedas que podem ter um crescimento significativo em pouco tempo.
O que são realmente as criptomoedas
Ainda que o tema “criptomoeda” já esteja consolidado no mercado, muitas pessoas ainda se perdem e não conseguem entender realmente o que elas significam e como é possível uma moeda digital ter algum valor.
As criptomoedas são o que chamamos de ativos digitais descentralizados, ou seja, as criptomoedas são realmente uma “peça” com valor, como o dinheiro mas, o seu meio é o meio digital, elas nao sao físicas, e, são descentralizadas pois não existe um banco emissor de criptomoeda e sim os chamados mineradores.
Os mineradores são as pessoas que regulam as criptomoedas então, eles liberam elas para venda e também oferecem toda a segurança para que elas não possam ser falsificadas.
Em relação a segurança, o prefixo cripto é de criptografia, ou seja, elas são protegidas mas não podem ser propriamente rastreadas, ou seja, não é possível encontrar as criptomoedas a partir apenas do nome do comprador, por exemplo, é preciso a chave e o arquivo da mesma para que ela tenha um valor.
É importante perceber que enquanto o dinheiro real pode sofrer desvalorização pela quantidade de dinheiro impresso, algumas das principais criptomoedas não passam por isso por possuírem um número finito de emissão. Isso as torna mais estáveis, já que após atingir esse número, a produção dessa criptomoeda em questão será suspensa. Essa garantia dá um bom balanço para as principais criptomoedas mas, caso uma criptomoeda não tenha essa limitação, ela pode, assim como o dinheiro de vários países, chegar a custar quase nada, pois a produção infinita de ativos faz com que o mesmo perca valor.
Criptomoedas mais famosas em Portugal
Em Portugal, diversas criptomoedas estão ativas, no total, são mais de 200 no mercado mundial, sendo que os portugueses também podem aproveitar desse número gigantesco de opções mas, algumas delas são mais famosas e utilizadas que outras por diversos motivos, seja por inicialmente ter um nome mais forte no mercado, pelo marketing, crescimento e valorização ou pelo número de estabelecimentos que utilizam a criptomoeda.
Algumas das criptomoedas mais utilizadas em Portugal são:
Bitcoin
O Bitcoin é considerado a criptomoeda original e é a mais famosa e conhecida de todo o mundo. Essa é uma moeda finita, ou seja, espera-se que mesmo com os ativos em alta, a criação de novos Bitcoin deve chegar até 2140 no máximo. Após essa data, apenas trocas e transações poderão ser feitas.
O Bitcoin foi criado em 2009 após a crise que afetou o mundo mas principalmente os Estados Unidos em 2008. A ideia do criador (ou criadores) do Bitcoin era criar um ativo que não estivesse ligado diretamente às instituições financeiras tradicionais.
O valor individual de um Bitcoin oscila, assim como qualquer outra criptomoeda mas, um Bitcoin corresponde a cerca de 20.000 euros.
É possível encontrar lojas presenciais, e-commerces, plataformas de jogos, ensino e vários tipos de empresas que aceitam Bitcoins como forma de pagamento.
Ethereum
Ethereum é uma criptomoeda que é dita como mais sofisticada pois, ela não foi criada para ter uma circulação livre como o Bitcoin. O objetivo dos criadores do Ethereum não era descentralizar o mercado financeiro, mas sim incentivar os desenvolvedores que trabalhavam na plataforma.
O Ether é o nome real da criptomoeda que está associada ao Ethereum, uma plataforma que visa o desenvolvimento de outras plataformas dentro de um espaço de blockchain.
Apesar de parecer mais complicada, muitas pessoas compram e vendem Ether sem entender de desenvolvimento já que a moeda se tornou realmente um ativo aberto.
Uma das principais diferenças entre o Bitcoin e o Ether é que a segunda criptomoeda não possui uma limitação em relação a sua criação já que ela é criada a partir de novos projetos.
É possível comprar criptomoedas de diversas formas, como através de fundos de investimentos, corretoras e trocas diretas (o chamado P2P). Elas são consideradas fortes no setor de investimentos e até novembro de 2021 o mercado de criptomoedas já havia batido US$3 trilhões em capitalização de mercado.