
A Assembleia da República aprovou esta semana a alteração legislativa que permite aos institutos politécnicos conferir o grau de doutor no próximo ano letivo e utilizar, desde já, a denominação “Polytechnic University”.
Ou seja, o Instituto Politécnico de Tomar pode passar a utilizar a designação “Polytechnic University of Tomar”.
Para o vice-presidente do IPT, Nuno Madeira, este foi “um dia histórico para o Ensino Superior Politécnico em Portugal… “
“Isto quer dizer que principalmente em ações de internacionalização podemos usar o nome Polytechnic University of Tomar em conjunto com Instituto Politécnico de Tomar. Não podemos, ainda, utilizar o nome de Universidade Politécnica em português. Lá iremos…”, explica o responsável.
Na mesma ocasião, o parlamento aprovou a definição dos critérios para Universidades Politécnicas, no âmbito da revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) que está em curso.
A presente atualização decorreu das alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo e ao RJIES. A medida foi apresentada pela Comissão de Educação e Ciência com o objetivo de valorizar o ensino politécnico nacional e internacionalmente.
O IPT ainda não emitiu qualquer comunicado oficial sobre o assunto.
Texto final aprovado pela Assembleia da República
Parolos.. ou melhor parolets of Thomar..
Nem mais…
Está nova nomenclatura foi ordenada por Lisboa. A partir de agora os politécnicos passam a ter competência para atribuir doutoramentos e por isso a parola da da central achou por bem dar-lhes um nome pomposo…à inglesa. Parolices típicas de mentalidades periféricas que e6 o que nos caracteriza enquanto povo.
Bem dizia o de Gaulle : aEuropa acaba nos Pirenéus…
Com títulos e bolos se enganam os tolos. Outros vao-se aproveitando desses enganos para segurar o “tacho”.
Para decidir coisas importantes ainda temos de arranjar quem governe mesmo…
Estamos muito baixos na escala…