
Mais de 15 anos depois, os primeiros autocarros dos Transportes Urbanos de Tomar (TUT) vão ser substituídos por seis novos autocarros elétricos a partir de janeiro.
As novas viaturas já foram entregues à câmara, estiveram estacionadas nos pavilhões da FAI, e estão agora a receber o arranjo gráfico exterior que as identifica.
Custaram mais de 318 mil euros cada. A encomenda dos seis miniautocarros elétricos foi feita à empresa UIC – Unidade de Indústria Auto Mecânica do Centro, Lda, de Cernache do Bonjardim, por 1.552.800 euros + IVA, o que totaliza 1.909.944 euros, investimento que contou com apoio comunitário. O contrato entre câmara e fornecedor foi assinado em julho.
Da marca Karsan, os novos autocarros elétricos são fabricados na Turquia. Cada um tem 5,8 metros de comprimento e, entre lugares sentados e de pé, pode transportar até 26 pessoas.
O serviço dos TUT foi iniciado em Tomar a 19 de setembro de 2005. Esses primeiros autocarros revelam cada vez mais problemas mecânicos e alguns têm infiltrações de água.

Notícia de 2020:
Seria bom aproveitar a onda e renovar igualmente o serviço. Existe uma situação que de quando em quando trago à discussão que é a extensão da linha a Carvalhos de Figueiredo. Seria bom que tal acontecesse para minimizar o risco de acidente com transeuntes que percorrem a En110 até Tomar (e vice-versa). A En110 é estrieia e sem bermas ou passeios neste troço, potenciando risco de vida sobretudo a pedestres e ciclistas que a utilizam quase diariamente, e mesmo acidentes rodoviários.
Não percebo a cegueira dos responsáveis municipais de Tomar. Em Torres Novas, por exemplo, o TUT chega à estação ferroviária dos Riachos (eu próprio já utilizei esse serviço), embora não garanta que essa linha ainda seja efectuada pelo TUT.
Como sempre, estamos sempre na cauda da evolução…
Não fale do que não sabe. A EN110 não é Camarária, por isso a Câmara não pode intervir. Quanto aos TUTs não podem sair do limite urbano, aprenda.
Não me venha com aulas da treta como se fosse um professor…neste caso um professor da treta! O Tut que vai ao Tomar parque circula na EN113. Aí já pode? O Tut para os Riachos também sai da malha urbana da cidade. Em Coimbra há Tut’s a circular em troços de estradas nacionais. Em Faro também. Em Guimarães também. Apenas para dar alguns exemplos para não ser enfadonho.
Apenas em Tomar isso é impossível! Não admira. Estamos encravados entre os milagres de Fátima e os fenómenos do Entroncamento. A juntar a isso temos grunhos como você que vê as coisas como os burros:com palas nos olhos. Antes de mandar os outros aprender, aprenda você e pare de chatear os outros. Sente=se a um canto e brinque sozinho!
Não seja estúpido, não sabe o que diz seu anormal.
Você anda a consumir oxigénio a mais. Já devia estar a fazer tijolo há algum tempo. Sempre adubava a terra e servia para alguma coisa. Além disso, estúpido será o seu pai, que em vez de o fazer mais valia ter feito um queijinho com a mesma matéria prima…
Porque é que as pessoas não falam dos assuntos com conhecimento, e vêm para aqui envenenar isto. A verdade e o comentário construtivo é que se impõe, mas não, querem é sangue.
E é você, ó professor da treta, o iluminado, que vem para aqui elevar a discussão…pobre diabo! Foste condenado à estupidez no dia em que nasceste…
O senhor é do mais degradante que conheço, estúpido, energumeno, armaro em esperto, mas muito inculto morrer longe para não cheirar mal.
Você, pelo tipo de discurso, dá todos os indícios de ser uma pessoa que nunca fez nada na vida. Vive parasitariamente, sugando recursos alheios, incapaz de criar mais-valia através do trabalho. Não passa dum chuleco armado ao fino, versado, em suma, um intelectualoide de pacotilha. Vá à loja de ferragens, compre pó para as pulgas e polvilhe-se. Talvez assim alguém se aguente ao pé de si…