A edição de setembro da revista de vinhos “Grandes Escolhas” dedica várias páginas à empresa Santos e Seixo, que produz o vinho Encosta do Sobral na Serra de Tomar.
“O árduo caminho de negociante a produtor” é o título da reportagem que retrata a história de Alzira Santos e Pedro Seixo, proprietários, desde 2019, da Encosta do Sobral, antes pertencente à família Sereno.
“Em oito anos, Alzira Santos e Pedro Seixo transformaram, passo a passo, o sonho de criar uma empresa assente na criação e comercialização de marcas de vinhos, num negócio sustentado com forte componente de produção própria, e que conta com mais de 100 hectares de vinha em duas regiões”, lê-se na introdução da reportagem.
A Encosta do Sobral tem uma área de 60 hectares de vinha, que se desenvolve de forma ondulante na paisagem, parte da qual está plantada em socalcos. Trabalha com as castas Touriga Nacional, Castelão, Trincadeira, Syrah, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon, Códega do Larinho, Fernão Pires, Rabigato, Viosinho, Gouveio, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Possui uma adega com capacidade para vinificar 1,5 milhões de litros de vinho por ano, e de armazenagem para 3 milhões de litros, dos quais 400 mil em barrica. É nestas instalações que ficam os escritórios centrais da empresa e o seu centro de distribuição.
Encosta do Sobral, Pena Vermelha, Rotas de Portugal, Sublinhado, Cabeço da Pedra e Pai Cabeço são as marcas comercializadas.
Parabéns aos proprietários, por tão nobre dinamização do vinho da região.
Excelente produto!
O trabalho sempre compensa!
Julgava eu que era só para escolas de condução e casinos…