NecrologiaDestaque

Morreu a professora e arqueóloga Ana Rosa Cruz 

- Patrocínio -

Foi encontrada sem vida em sua casa na rua Gil Avô, centro histórico de Tomar, a arqueóloga Ana Rosa Cruz, de 63 anos, professora no Instituto Politécnico de Tomar.

Os bombeiros foram acionados para uma abertura de porta com socorro uma vez que os vizinhos já não viam Ana Rosa Cruz há pelo menos dois dias.

Quando os bombeiros chegaram ao local, ainda pediram apoio diferenciado (SIV ou VMER), mas já nada havia a fazer. O corpo foi transportado para os serviços de medicina legal do hospital de Tomar.

Trabalhava no Politécnico desde 1987 e estava afastada há algum tempo devido a uma doença degenerativa. Foi uma das grandes defensoras da anta do Vale da Lage onde chegou a fazer escavações arqueológicas no início da sua carreira.

Foi casada com o arqueólogo Luiz Oosterbeek com quem teve dois filhos, família a a quem apresentamos sentidas condolências.

Ainda não há informação quanto às cerimónias fúnebres.


Curriculum Vitae Abreviado de Ana Rosa Gomes Pinto da Cruz

Ana Rosa Cruz concluiu a Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa em julho de 1982, com 13 valores. Frequentou cursos de especialização em Topografia Aplicada (Tomar/University College London, 1989), Zooarqueologia (Tomar/University College London, 1991 e 1993) e Arqueobotânica (Tomar/University College London, 1993). Frequentou o Mestrado de Arqueologia, Opção Paisagem e Planeamento, na Universidade do Minho com início em 1994 e discussão pública de dissertação a 31.07.1996, tendo tido aprovação com classificação de “Muito Bom”.

Finalizou o curso de Doutoramento “Quaternário, Materiais e Culturas” na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com início em 2006 e discussão pública de dissertação a 05.04.2011, tendo tido aprovação com classificação de “Distinção e Louvor”.

Preparava dissertação de Pós-Doutoramento na área da Arqueologia da Morte.

Ingressou no Ensino Superior Politécnico como Encarregada de Trabalhos na Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Santarém a 1 de abril de 1987. Integrou a carreira Técnica Superior em 27 de julho de1988.

No âmbito da carreira Técnica Superior coordenou a implementação do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da ESTT, o Laboratório de Pré-História da ESTGT, Centro de Pré-História do IPT, tendo sido nomeada em 1999 Diretora do Centro de Pré-História do Instituto Politécnico de Tomar.

Coordena e organiza as diferentes vertentes de atuação do Centro de Pré-História no âmbito do Ensino, Investigação, Minimização de Impactos, Gestão de Coleções Arqueológicas, Divulgação Didática, Interação com os municípios do Médio Tejo. Entre 1983 e 2014 dirigiu e co-dirigiu trabalhos de campo no Médio Tejo e na Estremadura, desenvolvidos com apoios de entidades nacionais (IPPC/IPPAR/IPA, Fundação C. Gulbenkian, Autarquias, ESTT, ESTGT, IPT) e internacionais (União Europeia – Direções Gerais de Educação e Cultura, de Ambiente e de Investigação e Desenvolvimento – Universidade de Londres, Universidade de Gotland, União Internacional das Ciências Pré- e Proto-Históricas).

Entre 1987 e 2000 foi co-responsável por ações de formação e associativismo, em estreita colaboração com o Instituto Português da Juventude. Colaborou na docência do Curso Diploma de Estudos Superiores Especializados em Arte, Arqueologia e Restauro, do Curso de Estudos Superiores Especializados em Arte, Arqueologia e Restauro, no Curso de Bacharelato em Arte, Arqueologia e Restauro, no Curso de Tecnologia em Conservação e Restauro, no Curso de Gestão do Território e do Património Cultural, no Mestrado em Aplicações Informáticas à Arqueologia e ao Património Cultural, no Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre.

Nos últimos tempos colaborava na docência no Mestrado de Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre. Integrou a Comissão de coordenação disciplinar do Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre, por nomeação do Conselho Científico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob proposta do Instituto Politécnico de Tomar. Era membro de diversas sociedades e associações científicas. Foi co-editora das revistas anuais Techne e Arkeos.

Foi co-editora da Monografia BAR International Series 4648, 2014. Foi diretora das revistas em linha: Ângulo – Repositório Didático, Antrope e O Ideário Patrimonial. Foi autora e co-autora de várias publicações. Era revisora científica da Revista em linha Τέхνη.

In http://www.ipt.pt/download/cph/mesa_peninsular/CV_AnaCruz.pdf

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo