
O produtor e enólogo Pedro Sereno, da Serra de Tomar, lançou recentemente a marca de vinhos Marquês de Tomar que, na gala dos vinhos do Tejo conquistou uma medalha de Prata e uma de Ouro.
A história destes vinhos começa em 2019 quando a família Sereno vendeu a Encosta do Sobral à empresa Santos e Seixo. Nessa altura Pedro Sereno recuperou a adega do seu bisavô na Serra de Tomar e iniciou o seu projeto pessoal.
Em conversações com a família Costa Cabral, na pessoa do Arq. Bartolomeu Costa Cabral, Pedro desenvolveu um acordo de utilização do brasão “Marquês de Tomar” e iniciou o desenvolvimento desta nova marca de vinhos de Tomar.
Em 2020 iniciou um processo de obras, licenciamento e certificação da antiga adega, investiu em equipamento de frio, cubas de inox, barricas de carvalho francês, ou seja, equipou a adega com a mais moderna tecnologia, de forma a conseguir potencializar o máximo da qualidade da matéria prima.
A grande aposta de Pedro Sereno foi concentrar-se em vinhas velhas, sendo que as vinhas mais novas andam por volta dos 30 anos e as mais velhas, perto dos 100 anos. Enquanto enólogo, Pedro é claro quanto à sua missão: “exprimir o nosso terroir único do norte do Tejo, onde as vinhas velhas de sequeiro, os solos de xisto, a nossa altitude da zona da Serra e todo o know-how existente, permite termos estes vinhos de alta qualidade, que mesmo sendo uma marca recente tem tido diversos reconhecimentos”.
Vinhos Marquês de Tomar Superior
Pedro Sereno, Tejo, Branco, 2020
Feito com Arinto e Fernão Pires. Citrino ligeiro na cor e aroma a associar bem as notas verdes com a fruta mais madura, com leve fundo tropical. Muito harmonioso na boca, envolvente, macio e servido por boa acidez, resulta muito consensual e polivalente.
7.50€* *PVP médio indicado pelo produtor
Marquês de Tomar Superior
Pedro Sereno, Tejo, Tinto, 2020
Muito vivo na cor e no aroma, aqui a mostrar uma fruta fresca, assente em frutos vermelhos e algumas notas mais austeras e de frutos negros. Muito boa harmonia na boca, sem arestas e já pronto a ser consumido, um tinto prazeroso e amigo da mesa.
7.50€* *PVP médio indicado pelo produtor