Preço das casas aumentou quase 50% em cinco anos em Portugal

O aumento explosivo do custo da habitação, observada há 22 trimestres consecutivos, está na primeira página de todos os jornais. O preço médio do metro quadrado no país passou de 855 para 1.250 euros.
uma verdadeira decolagem
A subida dos preços dos imóveis em Portugal nos últimos anos é impressionante. O custo da habitação aumentou quase 50% em apenas cinco anos. Em constante aumento em 22 trimestres consecutivos, o custo das casas é 46,2% superior ao do terceiro trimestre de 2016, segundo dados oficiais publicados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Quanto ao preço médio do metro quadrado, aumentou ao longo de um ano, passou de 855 para 1.250 euros. A título de exemplo, isto significa que uma casa de 100 metros quadrados, que teria custado 85.500 euros em 2016, está hoje no mercado a um preço médio de 125.000 euros.
O valor médio das casas de família em Portugal ultrapassou pela primeira vez, no terceiro trimestre de 2021, o limite de 1.300 euros por metro quadrado, para 1.311 euros. Um aumento de 12,2% em um ano.
As disparidades socioeconómicas existentes no país fazem com que nem todos tenham o mesmo poder aquisitivo. Na falta de poder construir ou comprar uma casa, muitos cidadãos, sobretudo, preferem arrendar apartamentos, estúdios ou casas na Rentola. No entanto, existem critérios que devem orientá-lo na escolha do seu alojamento.
5 pontos a verificar antes de escolher um aluguer
Antes de qualquer pesquisa de arrendamento, você deve estabelecer um orçamento levando em consideração todas as despesas possíveis a serem feitas (renda, comissão de agência imobiliária, adiantamento, despesas). Isso ajudará a fazer a sua pesquisa com o seu orçamento em mente, embora esse critério por si só não seja suficiente para decidir.
O mercado de arrendamento
Há uma infinidade de maneiras modernas e eficientes de encontrar moradia dentro de um prazo razoável. Pode passar por anúncios de imóveis em sites, agências imobiliárias, redes sociais (Facebook, Twitter…) ou através de pessoas (boca a boca). Através de uma agência, deve antecipar uma pequena comissão, mas terá o privilégio de ter tempo para se dedicar às outras preocupações.
A visita ao alojamento
Depois de preparar o seu orçamento e encontrar o alojamento, as visitas são momentos em que é preciso dar uma atenção especial ao local. Você deve amar a decoração, a iluminação das divisões, a circulação do ar ambiente. De preferência, verifique os equipamentos e instalações (portas, eletricidade, canalização, aquecimento…) e certifique-se de que os locais não apresentam problemas de impermeabilização ou humidade.
O ambiente imediato da casa
Desfrute de alojamento perto de escolas, hospitais, paragens de autocarro, centros comerciais, parques e jardins. Este é um critério importante a ser considerado na hora de escolher o seu local para morar.
Depois de verificar todos esses pontos, pode considerar a assinatura de um contrato de arrendamento com um proprietário. Esses poucos critérios evitarão surpresas ou contratempos. Não hesite em fazer bom uso deles para escolher a sua casa!