
Há cerca de dois meses que terminaram as obras das novas casas de banho públicas da Várzea Grande, junto à estação ferroviária de Tomar, mas os novos sanitários continuam fechados.
A empreitada há muito que ultrapassou o prazo, desde fevereiro que não se vê ninguém no local a trabalhar, no entanto os novos sanitários permanecem encerrados.
Da parte da câmara, como é habitual, não há qualquer explicação, nem responde às questões de Tomar na Rede.
A empreitada foi executada pela empresa CANAS – Engenharia e Construção, por 102.018 euros, com base no projeto do arq. Lourenço Gomes, o mesmo que projetou a obra da Várzea Grande.
Foi em fevereiro de 2017 que a câmara encerrou os sanitários públicos nesta zona da cidade, por estarem degradados.
Inicialmente estava previsto que os sanitários fizessem parte da empreitada da Várzea Grande, mas depois a câmara decidiu separar as obras, o que penalizou o orçamento municipal, uma vez que a empreitada da Várzea Grande, que incluía os sanitários, tinha financiamento comunitário a 85%. Isolada, a empreitada dos sanitários não tem financiamento.
Nem mesmo em “problemas de merda”, como este, o executivo camarário consegue mostrar-se à altura. O que significa que…
Para mim, e para a maioria das pessoas, essas instalações sanitárias é para quando a pessoa precisa de fazer necessidades.
Para o município se calhar essas instalações é só para abrir em eventos especiais que ocorram na praça ali próxima. Esta lógica parece ser comum pelo país, onde só se abrem WC’s em ocasiões especiais… porque no resto do ano as pessoas não precisam de sanitários eh eh.