Necrologia

Nota necrológica

- Patrocínio -

Maria Eugénia Mira Coelho Santos Dias

15-02-1936

18-08-2021

Faleceu ontem no Hospital de Abrantes a Dª Maria Eugénia Mira Coelho Santos Dias. É daquelas pessoas que algum dia fizeram indirectamente parte da nossa vida, e que depois de tantos anos recordamos. Esta Senhora era a Chefe de Secretaria do antigo Liceu e hoje Escola Secundária de Santa Maria do Olival. Recordo-a de baixa estatura, e com uma personalidade forte, dirigia a Secretaria com punho de ferro, naquela altura em que a Secretaria tinha muitíssimos funcionários e o tic tac das teclas das máquinas de escrever era o que mais se ouvia. Lembro os gritos da Dona Maria Eugénia por cima do som das máquinas de escrever e que lhe tínhamos um respeito os alunos tremendo. Sempre me lembrei dela passados tantos anos depois de ter terminado o Liceu em 1985.

Hoje, quando já a vida nos deu responsabilidades, e algum trabalho em que tivemos pessoas debaixo das nossas ordens, entendo perfeitamente a forma que a dona Maria Eugénia tinha de exercer a autoridade. Foi uma “Dama de Ferro” muito antes da Senhora Margaret Thatcher. 

Centenas, arriscaria a dizer milhares de Tomarenses terão em suas casas diplomas assinados por ela, como tenho eu na parede do meu escritório, e que remeto foto em anexo. Denota a assinatura como vêem uma elegância e profunda personalidade. 

Desde a recordação daqueles anos, do profundo respeito à sua figura e até da nostalgia de tempos que já passaram, aqui fica esta pequena homenagem, junto com o envio dos meus pêsames aos familiares. 

Descanse em paz Dª Maria Eugénia. 

                                                      Paulo Manuel Nunes Guido 

maria eugenia dias IMG 20210819 174713

- Patrocínio -

3 comentários

  1. Em primeiro lugar as minhas condolências á família, em segundo o agradecimento ao Paulo pelo seu texto pois concordo em absoluto com ele. A diferença do dele para o meu é que no meu a assinatura era por cima dos selos fiscais… Que descanse em paz.

  2. Filipa, nada têm que agradecer. Foi do fundo do coração, e desde a recordação dos tempos da escola, que fiz a nota sobre a Dª Maria Eugénia. Figura que sempre recordei, pois naqueles anos, finais dos 70 e primeiros da década de 80, era muito raro que uma mulher exercesse um cargo de chefia, o 98℅ dos Chefes eram homens. Só por isso a Dª Maria Eugénia foi pioneira. E pela personalidade que tinha deixou a lembrança em muitos alunos que passaram por ali. Alguém disse que “seremos eternos até que exista alguém no mundo que nos recorde”, se é assim a Dª Maria Eugénia já o é.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo