
Os termómetros em Tomar marcaram nesta quinta feira, dia 7, mais de 40ºC, o que constitui um recorde desde o início do ano. Mas tudo indica para que não fique por aqui. As previsões apontam para os 45ºC nos dias 12, 13 e 14 de julho.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre as 15 e as 17 horas de hoje, Tomar atingiu os 41ºC
O site Meteo Tomar, de Luís Salvador, que está novamente online aqui, registou uma máxima de 39.3°C.
Todos os distritos de Portugal continental, exceto Faro, estão até sexta feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o IPMA.
O aviso amarelo para os 17 distritos do continente vigora desde as 09h00 de quinta feira e as 18h00 de sexta feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Segundo o IPMA, o aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para os próximos dias estão previstas temperaturas mínimas entre os 15 e os 20 graus Celsius e máximas a variar entre os 35 e os 40, podendo ser superiores em alguns locais principalmente no Vale do Tejo, interior do Alentejo, Algarve e sotavento algarvio.
Segundo o IPMA, a partir de hoje, um “fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, transportará uma massa de ar quente e seco sobre o território do continente”.
Por causa do tempo quente, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou na terça feira a adoção de medidas de proteção adicionais nos próximos dias, face ao aumento gradual da temperatura no continente, com “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor.
Entre as recomendações emitidas, a autoridade de saúde salienta a necessidade de dar “atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor”, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
A DGS aconselha ainda a aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00.
Devem também ser evitadas as atividades desportivas e de lazer no exterior que exijam grandes esforços físicos, escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro e os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do SNS 24.