SociedadeDestaque

Refugiados “não são animaizinhos de circo” (c/ áudio)

- Patrocínio -

“As pessoas que estamos a receber da Ucrânia são cidadãos, não são animaizinhos de circo”, disse a presidente da câmara de Tomar na reunião de hoje, dia 21.

Fazendo um balanço da operação Ucrânia, Anabela Freitas manifestou a sua tristeza pela forma como as crianças refugiadas ucranianas estão a ser acolhidas nas escolas. Criticou o facto de lhes estarem sempre a perguntar o que viram na Ucrânia e como era a guerra. A autarca apelou ao “bom senso”, num recado explícito aos professores e a outras pessoas que contactam com os novos alunos, sublinhando que “sobretudo as crianças vêm traumatizadas”.

Apelou ainda ao bom acolhimento dos refugiados. Algumas crianças refugiadas falam inglês.

- Patrocínio -

Tomar já recebeu até agora 66 ucranianos, hoje chegam mais 11 e até ao fim da semana, mais seis, totalizando 83.

Quanto à campanha de recolha de bens, nesta altura já não são necessárias mais doações até porque não há capacidade de escoamento daqui nem de armazenamento na Polónia. O que pedem sim é medicamentos (sem receita médica), soro fisiológico, fraldas para crianças e toalhetes.

- Patrocínio -

10 comentários

  1. Faço apenas uma pergunta: quantos vão viver para casa da Sra. Presidente? É que fazer caridade com o dinheiro publico, é muito fácil, difícil é ajudar com o nosso.
    P.S. Sra. Presidente agradeço-lhe do fundo do meu coração, que me arranje um acréscimo à minha reforma , repito REFORMA, para que eu fique a receber do Estado Português, tanto como os Ucranianos.

  2. Inqualificável que uma autarca manifeste desta forma “a sua tristeza pela forma como as crianças refugiadas ucranianas estão a ser acolhidas nas escolas”.
    Tenho conhecimento do funcionamento de 5 escolas da cidade, onde só conheci excelentes profissionais da educação, desde professores, técnicos superiores a assistentes técnicos e assistentes operacionais.
    Por acaso a senhora presidente teve o bom senso de se deslocar ao terreno para saber se de facto há algum profissional ou aluno a questionarem os alunos recém-chegados sobre “o que viram na Ucrânia e como era a guerra” ou apenas ouviu dizer???
    Todos veem/leem notícias nas televisões, internet… não precisam de perguntar.
    É lamentável e de grande insensibilidade que a senhora presidente tenha escolhido uma reunião da câmara para abordar temática tão sensível desta forma, só porque sim…

  3. Aí têm mais um triste exemplo de quem é e como é a candidata mais votada pelos tomarenses desde 2013. Ainda não chega para aprenderem de vez? Ou continuam a gostar muito dela porque são tão saloios e incapazes como ela?

  4. Como é possível?! Depois de ler esta “notícia” do Tomar na Rede só me apetece gritar! Ó cidadezinha de gente que não sabe o que são problemas e não tem nada que fazer! Quanto melhores e mais preocupadas as pessoas são, procurando acolher bem quem chega, querendo que se sintam bem e seguros por cá, mais criticados são! Uns queixam-se do excesso de atenção e outros da indiferença, nomeadamente por parte da autarquia! Cada vez gosto mais dos animais, pois são reconhecidos, retribuem e nunca nos deixam ficar mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo