
A PSP de Tomar, com a colaboração da GNR, realizou uma operação contra crimes de burla informática e nas comunicações – MBWAY e branqueamento de capitais que passou por Tomar e resultou na detenção de várias mulheres.
Segundo um comunicado da PSP, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão domiciliários, quatro mandados de busca e apreensão não domiciliários e cinco mandados de pesquisa de dados informáticos em Tomar, Porto, Leiria, Elvas e Campo Maior.
Da operação resultou a detenção de duas mulheres com 34 e 44 anos, no cumprimento de mandados de detenção fora do flagrante delito.
Outras duas mulheres com 31 e 24 anos de idade foram constituídas arguidas e sujeitas a termo de identidade e residência.
Durante as operações foram apreendidos dois veículos ligeiros de marca BMW, uma pistola de cal. 8 mm, um telemóvel, 785 euros em notas, várias peças em ouro, vários cartões sim e vários documentos relativos a depósitos bancários.
As mulheres detidas vão ser presentes a tribunal, durante o dia de hoje, para primeiro interrogatório judicial, a fim de lhes ser aplicada medida de coação.
A operação denominada “Sentinela” foi desencadeada no dia 7 pela Esquadra de Investigação Criminal de Tomar, com o apoio de várias valências da Divisão Policial Tomar e do Núcleo de Investigação Criminal de Santarém e com a colaboração da Guarda Nacional Republicana.
Há um ano, houve outra operação policial do mesmo género:
Burlas por MBWay passavam por Tomar, Carvalhos de Figueiredo e Vale Florido
Eu sou constantemente aliciado a utilizar o mbway. Digo sempre a mesma coisa:”… Ah, eu não conheço essa senhora de lado nenhum…”