Sociedade

Primavera em Tomar: os melhores trilhos para caminhadas

- Patrocínio -

O começo da primavera foi chuvoso, mas com os mais recentes dias de sol e a promessa de fins de semana mais quentes, tomarenses e turistas já procuram opções para atividades ao ar livre no concelho.

Se, para muitos, ficar em casa com o seu protetor solar05, aproveitando as varandas ou jardins é o suficiente para celebrar este começo de estação, outros preferem a aventura e exploram as alternativas que a localidade oferece.

Os trilhos de Tomar, nos quais a localidade tem vindo a investir significativamente ao longo dos últimos anos, são boas opções para quem deseja realizar atividades a céu aberto. Hoje, falaremos sobre algumas das opções disponíveis para os fãs de caminhadas.

Seguir pelas margens do Rio Nabão

Um dos percursos circulares da região tem como ponto de partida (e chegada) o Centro de Natureza da Póvoa. Trilho de baixa dificuldade e com 9,2 quilómetros de extensão, este convida os caminhantes a serpentear por entre os campos cultivados, seguindo rumo à Capela de Nossa Senhora das Lapas. Neste trilho, um dos destaques é a paisagem, incluindo sobre o vale e sobre a Póvoa. Uma visita à Pia dos Moribundos será possível nesta caminhada, passando-se ainda pela Igreja Matriz, pela Fonte do Caldeirão e pela ponte de Sobreirinho.

Trilho entre os Gigantes Verdes e a Ribeira da Póvoa

Os caminhantes locais podem também partir, a pé ou de bicicleta, do Centro de Natureza da Póvoa para percorrer o percurso circular de 13,6 quilómetros. Este trilho cruza o casario e segue pela linha de água, junto de campos cultivados que levam até Fervença. Com a ribeira como guia e uma paisagem deslumbrante, o trilho segue até Carvalhal e ao Vale, revelando troços agrícolas e de floresta. Surpresas verdes e geológicas estarão no caminho de quem realiza o trilho, no qual é ainda possível conhecer a Capela de Nossa Senhora das Lapas. Este é um trilho de baixa dificuldade. 

Trilhos do Nabão: um desafio maior

Os 10,8 quilómetros dos Trilhos do Nabão oferecem já uma dificuldade média, sendo ideais para quem gosta de desafios. O percurso circular inicia-se na Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira e segue pela margem direita do Rio Nabão levando ao encontro de uma natureza virgem e de um cenário onde a fauna e flora, assim como o património rural e tradicional, oferecem momentos de respiração e paz. Este trilho conta com desníveis acentuados que aumentam a emoção para os caminhantes.

 

Com a primavera à porta e a previsão de dias de sol, os trilhos do concelho de Tomar são uma excelente opção para um momento com família e amigos, cada vez mais procurada por locais e turistas.

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo