
O prazo para a limpeza dos terrenos para prevenir incêndios decorre até dia 30 de abril segundo o calendário definido pelo governo.
A limpeza deve ser feita numa faixa de 50 metros à volta das casas e de 100 metros à volta dos aglomerados populacionais. O principal objetivo desta ação é prevenir os incêndios rurais ou evitar a sua propagação.
Para quem não fizer estas limpezas, as coimas que podem chegar até aos 5 mil euros para pessoas singulares e até 25 mil euros para pessoas coletivas.
A nível nacional, em 2024, foram passadas cerca de 2.200 multas por falta de limpeza dos terrenos, o número mais baixo desde 2019. A GNR tem estado a sensibilizar os agricultores e os moradores das aldeias com floresta.
No entanto, há proprietários que questionam os prazos definidos pelo governo. Se o tempo chuvoso se mantiver até maio, a erva e o mato voltam a crescer.
“Agora vão estar quatro dias sem chover e volta a chover… até à Páscoa… e depois até os terrenos secarem só passado uma semana sem chover… e entretanto o mês termina. Como é que num fim de semana se consegue limpar os terrenos?… há terrenos bem grandes e as pessoas trabalham durante a semana… é impensável”, questiona uma proprietária.
Mais informações AQUI: