
Perante a ausência de informação pública sobre a empreitada de requalificação da Rua Dr. José Tamagnini, entre o bairro 1º de maio e a praça de touros de Tomar, uma moradora enviou um pedido de esclarecimentos à câmara.
Na sua habitual falta de transparência e da obrigação de divulgar os projetos, sempre que possível com consulta pública, a câmara de Tomar mais uma vez não apresentou o projeto da obra nem divulgou a memória descritiva.
Não admira que os moradores estejam apreensivos sobre o que vai ali ser feito. Foi por isso que uma moradora escreveu à câmara a exigir explicações:
“Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tomar,
Perante a notícia publicada no dia 9 de abril no “Tomar na rede”, venho solicitar os seguintes esclarecimentos sobre a empreitada de requalificação da Rua Dr. José Tamagnini e sobre o abate de uma dezena de árvores:
– quais as árvores que estão planeadas ser abatidas?
– qual a justificação para o abate destas árvores?
– onde posso consultar detalhes deste projeto?
– porque é que os moradores não foram ouvidos em relação a esta requalificação?
Como moradora nesta zona, acho inadmissível não ter sido ouvida nesta requalificação e não ter havido uma apresentação deste projeto e um período de consulta pública.
Antecipadamente grata pela atenção e na expectativa de ver esclarecidas as minhas questões com a máxima urgência.
Com os melhores cumprimentos”,
Joana Simões
Sabemos que o assunto vai ser abordado na reunião de câmara na segunda feira.
Boas noites,concordo plenamente com o pedido de esclarecimento dessa morador.Mas que arvores é que essa rua tem, que sejam do dominio público?
Boa tarde Sr. Vitor Santos, a empreitada de requalificação da rua Dr. José Tamagnini contempla o troço da Avenida Egas Moniz do cruzamento até à Praça de Touros. As árvores que estão previstas abater são na Av. Egas Moniz, que nem sequer é objeto da empreitada. Mas a Câmara Municipal de Tomar, ao não divulgar o projeto e ao designá-lo “requalificação da rua Dr José Tamagnini” esta a ser pouco transparente e a usar formas encapotadas de fazer passar despercebida a intervenção na Av. Egas Moniz.
Obrigada.
Cumprimentos