Repleta de detalhes vertentes, relação entre sustentabilidade e produtividade apresenta sequência promissora, explicada por especialista

O caminho é visto como, relativamente, complexo, entretanto a relação apresenta um futuro promissor, já conhecido por muitos especialistas e demais profissionais das áreas. Com base nesse conhecimento já conquistado e desfrutado de certa forma, a liame entre sustentabilidade e produtividade tem parte dessa relação repleta de detalhes e vertentes já compreendidas e tornadas caminho de êxito para muitos planejamentos do meio organizacional.
E diagnosticar o futuro promissor dessa relação não é algo por acaso. A teoria dos especialistas das áreas é embasada por números recentes, vindos tanto do campo da sustentabilidade quanto do campo da produtividade. Logo, os investimentos e olhares mais atentos ao potencial dessa união de esforços em prol de benefícios vão exigindo cada vez mais capacidades dos profissionais engajados com a proposta.
A ajuda dos números
Pouco antes do começo de 2024, uma pesquisa em nível internacional indiciou que quase 90% de grandes empresas espalhadas pelo mundo tinham um planejamento organizacional em curto prazo o qual a Sustentabilidade teria se tornado parceira. Como exemplo, no Brasil – uma das principais economias da América Latina – o ano em questão foi fechado com quase US$ 7 bilhões de investimentos na área de produção de energia solar.
Além desse tipo de recurso em âmbito nacional, o litoral nordestino do país tem se sobressaído quando o tema diz respeito aos investimentos na geração eólica (por meio da captação do vento) de energia elétrica. De forma mais específica dentro das instituições, os compliances passaram a estar voltados às boas práticas diárias também ligadas à Sustentabilidade.
Os números responsáveis por aferir a realidade do setor produtivo não ficaram atrás quando a meta foi mensurar a realidade do cenário. Também em nível mundial, o aumento registrou quase 7%. Em alguns países, o aumento em relação ao ano anterior foi de quase de 3%, ou seja, quase o dobro dos índices anteriores anuais.
Esse crescimento representou ainda a realidade de disciplinas interligadas com a produtividade, por exemplo, a Gestão de Qualidade aplicada a esses projetos, os quais fomentaram esse crescimento da Produtividade. Por um lado, esse campo da gestão ampliou a eficiência comercial, mas também alavancou as mesmas metas difusas citadas nos compliances em alguns casos – ligadas a temas, como o meio ambiente.
Mais de duas décadas de experiência
Explicar os porquês de os caminhos da Sustentabilidade e da Produtividade andarem lado a lado é uma das propriedades do conhecimento adquirido por Sumaira Yasin Choudhry. A profissional soma experiência nas áreas de Finanças, Produtividade Industrial e Garantia de Qualidade. Ao todo, já são mais de duas décadas de uma trajetória marcada pela dedicação a esses aspectos no campo organizacional.
“A Produtividade costuma ter objetivos centrais, normalmente, direcionados a uma demanda mais imediatista. Contudo, estamos falando de um conjunto de análises que vão desde a produção dos insumos até o produto entregue ao consumidor final. Por isso, é um caminho que facilmente cruzou com os conceitos atuais de Sustentabilidade. Esses conceitos, por sua vez, alertam que a necessidade de atendermos o hoje precisa ser cumprida de forma adequada, sem comprometer as demandas das gerações futuras. Sendo assim, é completamente pertinente a compreensão de colocarmos lado a lado os caminhos de Sustentabilidade e Produtividade, sem deixá-los se separar daqui para frente.”
Nessas mais de duas décadas de experiência, a especialista paquistanesa colecionou certificados, prêmios e convites para palestras em eventos ligados aos dois assuntos. Um deles a creditou a auditora líder em sistemas de gestão ambiental. Dentre os prêmios, destaque para o “People’s Award” da PwC, em 2016.
Embora seja assunto para outro capítulo, vale destacar outra habilidade bastante desenvolvida por Sumaira Yasin Choudhry. O impacto do anti-dumping em mercados como o dos Estados Unidos é uma das áreas em que o conhecimento da especialista também se multiplicou. Os estudos abarcam nuances ligadas à ética e à lealdade, nem sempre colocados em prática adequadamente no mercado competitivo.
“Por mais que pareçam ser temas menos interligados, o campo da Ética, assim como a Produtividade, também está ligado diretamente – e cada vez mais forte – com a Sustentabilidade. Aliás, uma organização alicerçada na Ética tem chance de cumprir com maior êxito as diretrizes trazidas hoje pela Sustentabilidade. É uma cadeia positiva, em que as consequências que vão se concatenando. A partir disso, a eficiência produtiva é outra conquista muito próxima de ser concretizada.”
Mais detalhes das características
Sumaira Yasin Choudhry é vista como uma profissional apaixonada por essas áreas e bastante assertiva acerca da busca por evoluir nos conceitos inseridos nelas. Para chegar a tal patamar, ela destaca a iniciativa própria, capaz de transformar desafios em oportunidades, promover e manter o senso de propriedade.
Além disso, outro ganho dessa iniciativa desempenhada seria a chance de investir na construção e no aproveitamento de fortes relações comerciais e contribuir estrategicamente para o desempenho e sucesso do negócio em ambientes de alta pressão e ritmo acelerado. E não para nisso.
Reconhecida por motivar equipes de alto desempenho, Sumaira Yasin Choudhry colaborou e influenciou eficazmente a alta gestão por onde passou. Ofereceu insights críticos sobre aspectos fundamentais do negócio e expressou com confiança previsões e análises realistas dos resultados de projetos, agregando valor ao processo decisório e impulsionando mudanças e melhorias.
“São muitos os requisitos que eu destacaria, os quais pude ter a satisfação de conquistar nessa trajetória, todos eles indispensáveis para hoje entendermos e colocarmos em prática os planejamentos ligados à Ética, Produtividade e Sustentabilidade, conforme conversamos aqui. Poderíamos mencionar, por exemplo, a comunicação eficaz e concisa, além do aperfeiçoamento de controles internos, em que o sucesso foi muito grande ao trabalharmos com identificação e resolução de problemas.”
Além das características citadas por Sumaira Yasin Choudhry, há outra habilidade dela vista nesse tempo de dedicação que vale ser enfatizada, também ligada à gestão organizacional. A especialista tem expertise acumulada na área da Gestão de Pessoas, uma vez que exerceu o papel de Liderança em projetos baseados no trabalho em equipe.
Experiência atual e visão de futuro
Atualmente, Sumaira Yasin Choudhry é controladora financeira de suprimentos da Reckitt Benckiser, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A trajetória começou em 2004, quando foi supervisora sênior em auditoria, na KPMG, no Paquistão. A experiência durou até 2009.
“Não apenas é possível, como também necessário, falarmos de crescimento econômico aliado ao crescimento sustentável. É plenamente acessível buscarmos uma economia forte, ao lado de uma sociedade consciente e de um meio ambiente fortalecido. Os esforços estão ligados a esse escopo, como precisa ser a cada projeto idealizado. Caminhar de forma desiquilibrada é um erro cada vez mais evitável. Para isso, nosso preparo segue sendo aperfeiçoado, em prol de uma sociedade forte economicamente e também forte em sua face sustentável.”, concluiu a especialista.