
Ao “Tomar na Rede” chegam relatos de problemas de falta de água na localidade de Serra de Cima, freguesia de Sabacheira e em Cem Soldos, freguesia de Madalena, no concelho de Tomar.
Nestas localidades, os consumidores estão horas seguidas sem água nas torneiras e muitas vezes a água que chega não tem pressão suficiente.
“Desde há três semanas que as faltas de água são diárias. Se não falta durante o dia, falta à noite com telefonemas constantes para a Tejo Ambiente que argumentam constantemente com o excesso de consumo. O facto é que são várias horas seguidas sem água para tomar banho, cozinhar etc…” denuncia Dulce Marques, da Serra de Cima.
A consumidora diz que “é triste. Esta situação não é nova. Já dura há mais de 20 anos, mas ultimamente tem se vindo a agravar sem solução à vista. As pessoas têm de recorrer a garrafões de água para fazer a sua vida (parece que estamos num país do terceiro mundo)”.
De Cem Soldos, é Alexandra Oliveira que se manifesta revoltada com o problema. A água nas torneiras tem pouca pressão e às zonas mais altas nem sequer chega, problemas que a Tejo Ambiente reconhece e promete arranjar uma solução.
“Sempre existiu o problema de ter pouca pressão lá em cima (em Cem Soldos) e por vezes faltava por exemplo durante o festival Bons Sons porque existe mais consumo lá em baixo… Mas o problema repetiu-se três fins de semanas seguidos e não temos água. Ligamos várias vezes para a Tejo Ambiente, vai lá o piquete e dizem que não podem fazer nada… E até no centro da aldeia tem faltado, o que não era normal…”, lamenta a consumidora.
Pedimos um esclarecimento à Tejo Ambiente, que publicaremos assim que recebermos a resposta.
A presidente da câmara de Tomar, Anabela Freitas, é vice-presidente da Tejo Ambiente.
Solução: reclamar aqui https://www.ersar.pt/pt/reclamacoes
Pois é, outra uma vez arroz. .. seco.
Vendo agora no site da Tejo Ambiente diz que na Sabacheira o último corte de fornecimento foi no dia 5 no Suimo, e o de 4 Julho, no Furadouro (por avaria), foi dito a moradores ao telefone que “estavam a consumir água a mais”.
Que avaria seria então, rotura? Pois assim claro que haverá consumos a mais.. Bela avaria
Ainda na Sabacheira, cortes recentes por registar (Serras, com mais um remendo na estrada, e terra a sair pelas torneiras)..
Página da TA sobre avarias: https://tejoambiente.pt/faltas-de-agua-avisos/
-Então e o sistema de telegestão e controlo de perdas de água que a Tejo Ambiente instalou, que relatórios apresenta?
-Quanta água está a ser perdida face à que é recebida em alta?
-Então e porque é que se vê ali nas interrupções programadas limpezas em vários reservatórios, mas o da Mendacha não?
Como a Tejo Ambiente não mantêm registo atualizado das avarias (e separando avarias de roturas), não adianta reclamar diretamente a essa empresa, é reclamar sim via ERSAR (que é a entidade supervisora) e que fica assim com o registo da reclamação e encaminha-a para Tejo Ambiente responder (via ERSAR. é a única forma de haver registos ).
https://www.ersar.pt/pt/reclamacoes